A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Arapiraca na Internet
Wikipedia Arapiraca
Wikipedia

Youtube Videos Arapiraca
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Arapiraca

Gosto   Facebook Twitter

O município de Arapiraca é conhecido por possuir uma área contínua mais extensa de plantação de tabaco do mundo e está localizada na Região Central do Agreste Alagoano, fazendo divisa a norte com o município de Igaci, ao sul com o de São Sebastião, a leste com Coité do Nóia, Limoeiro de Anadia e Junqueiro, e por oeste com Craíbas, Lagoa da Canoa e Feira Grande. É um dos municípios mais importantes do Estado de Alagoas e sua capital, do mesmo nome, é conhecida como a Capital Brasileira do Fumo. Sua principal fonte de renda foi ao longo da sua história a agricultura, especialmente o cultivo do tabaco, algodão e milho. Hoje em dia o turismo de eventos é outra das suas principais fontes, lugar onde realizam-se durante o ano numerosos congressos, feiras e seminários.

HISTORIA ARAPIRACA


No começo o território onde está o município de Arapiraca foi habitado pelos conhecidos índios Caetés, tribo canibal que habitou todo o nordeste do Brasil. Encontraram um lugar ideal para se instalarem, onde suas ricas terras eram especialmente indicadas para a agricultura.

Anos mais tarde as terras do município de Arapiraca foram colonizadas pelos portugueses. Seus solos férteis foram explorados por Manoel André Correia dos Santos a meados do século XIX, ao encontrar um bom lugar onde viver cujas terras eram fundamentalmente ricas para a agricultura, principal motor da sua economia desde suas origens.

No ano de 1855, depois da morte de sua esposa, Monoel André Correia, fundador do povoado, mandou construir sobre o túmulo da sua mulher a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Araparica. A partir deste momento o povoado começou a desenvolver-se.

A finais do século XIX, no ano de 1892 foi elevada à categoria de distrito e no ano de 1924 a de cidade. No ano de 1932 fundou-se o atual município e a cidade passou a ser a capital da comarca, desvinculando-se do município de Limoeiro de Anadia ao que pertencia ao longo de sua história. O produto básico de sua economia foi o tabaco, Arapiraca tem o título de Capital Brasileira do Fumo.

Atualmente o município de Arapiraca é conhecido mundialmente pelo cultivo de tabaco e por ser sede de numerosos eventos, congressos, feiras e seminários, que realizam-se ao longo de todo o ano. Uma das feiras mais importantes, que atraem a numerosos visitantes à cidade, é a Feira de Negócios de Arapiraca, FENAR, realizada todos os anos no mês de Dezembro.

PASSEIO TURISTICO ARAPIRACA


Prédio da Secretaria de Finanças do Município - Arapiraca - O Prédio da Secretaria de Finanças do município foi construído no ano de 1946 para albergar a Administração Municipal. Está localizado na Praça da Prefeitura.


Casa da Cultura - Arapiraca - A Casa da Cultura de Arapiraca é o principal centro cultural que existe na cidade. Está localizado na Praça da Prefeitura e no seu interior realizam-se diferentes atos culturais durante o ano. Algumas das suas dependências são sede do Museu do Fumo.


Museu do Fumo - Arapiraca - O Museu do Fumo está no interior da Casa da Cultura da cidade, Praça da Prefeitura. Nas suas salas, numerosos objetos e coleções relacionadas com o tabaco são expostos, ao ser um dos principais motores da economia no decorrer de toda a sua história.


Igreja do Santíssimo Sacramento - Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca - A Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida também como Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, foi construída no século XIX, sobre o túmulo de Dona Maria Isabel Silva Valente, mulher do fundador da cidade, Manoel André Correia. No seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade.


Igreja de São Sebastião - Arapiraca - A Igreja de São Sebastião foi construída a princípios do século XX, graças as doações realizadas pelos comerciantes como pagamento de uma promessa.


Grupo Escolar Adriano Jorge - Arapiraca - O grupo escolar Adriano Jorge está instalado em um edifício construído no ano de 1939 e foi utilizado para alojar a primeira escola da cidade.

FOTOS ARAPIRACA


MAPA ARAPIRACA



ABRASIL TRAVEL CLUBE

ANDROID APP
Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands