A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Barreirinhas na Internet
Wikipedia Barreirinhas
Wikipedia

Youtube Videos Barreirinhas
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Barreirinhas

Gosto   Facebook Twitter

O Município litoral de Barreirinha está situado nas margens do Rio Preguiças, na região norte do Estado do Maranhão, também conhecida como região Lençóis Maranhenses. Como principal atrativo turístico merece destaque especialmente o impressionante Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, considerado um dos lugares mais belos de todo o país e conhecido como o 'Deserto Brasileiro' pelas suas espetaculares 'Dunas' de areia fina e branca que alcançam os 40 metros de altura, rodeadas de lagoas, piscinas naturais e praias encantadoras. Conta com bons hotéis, pousadas, bares e restaurantes, onde podemos descansar e apreciar os deliciosos produtos do mar, típicos de toda costa brasileira.

HISTORIA BARREIRINHAS


A origem do município de Barreirinhas remonta-se a tempos antigos. Os primeiros assentamentos de tribos indígenas em todo o território estavam localizados nas margens do Rio Preguiça, que proporcionava alimentos aos seus povoadores e regava suas terras.

A fertilidade destas terras fez com que foram colonizadas pelos portugueses no século XVI, que dedicaram-se a pesca e a agricultura, especialmente a cana-de-açúcar. Foram bons momentos para a economia da população, construíram-se numerosas fazendas que dedicaram-se a produção e exportação da cana-de-açúcar e a aguardente de cana.

Devido a riqueza de toda a zona, no século XVII foram constantes os ataques de navegantes holandeses, ingleses e franceses, tentando conquistar estas terras.

Atualmente o município de Barreirinha converteu-se em um dos pontos turísticos mais importantes de toda a Região Nordeste do Brasil, que destaca-se pelo maravilhoso ambiente natural onde encontra-se localizado.

Como principal reclamo turístico merece destacar o 'Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses', conhecido como o 'Deserto Brasileiro' formado por extensas dunas rodeadas de lagos e praias. Estende-se por mais de 150.000 hectares e é uma das formações de dunas mais importantes de todo o país, que atrai todos os anos a milhares de turistas amantes da aventura.

PASSEIO TURISTICO BARREIRINHAS


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi fundado no ano de 1981 e é o principal símbolo do município de Barreirinhas, visitado por uma grande quantidade de turistas durante todo o ano. É uma das formações de dunas mais importantes do país conhecido como o 'Deserto Brasileiro'. Possui uma área de 150.000 hectares e está formado por extensas dunas que alcançam os 40 metros de altura, lagoas que formam piscinas naturais e belas praias. Devido a grande extensão do parque é conveniente contratar guias especializados que mostram os pontos mais fantásticos deste maravilhoso lugar.


Povoado de Queimada dos Britos A região de Queimada dos Britos localiza-se em uma das praias mais importantes situada no interior do extenso Parque dos Lençóis Maranhenses, repleto de arbustos e árvores de frutas tropicais. Está bastante distante de Barreirinhas e para chegar lá é conveniente estar com um guia. No povoado convivem aproximadamente 12 famílias de 'Britos' e podem ser visitadas.


Povoado de Baixa Grande A cidade de Baixa Grande localiza-se em outra praia maravilhosa que podemos encontrar dentro do Parque Nacional. Merece especial destaque seu grande número de árvores tropicais repletas de frutas.


Povoado de Atins A Cidade de Atins está situada onde desemboca o Rio Preguiças.


Caburé - Vila Caburé é uma pequena Vila situada perto da desembocadura do Rio Preguiças, famosa por suas pousadas e casas de veraneio.


Mandacaru - Vila de pescadores Mandacaru é uma bela Vila de pescadores, lugar onde destaca o Farol das Preguiças.


Santo Amaro - Vilarejo Santo Amaro é uma pequena Vila localizada ao extremo norte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Ponta de Buriti A ponta de Buriti é um local privilegiado por possuir as melhores vistas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Lagoa Santo Amaro A Lagoa Santo Amaro é a maior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Lagoa Azul A Lagoa Azul localiza-se no interior do Parque Nacional e caracteriza-se pela cor de suas águas azul-turquesa.


Rio Preguiças O Rio Preguiças, afluente do Rio Parnaíba, é o principal rio que banha o município de Barreirinhas. É conhecido pelos amantes da pesca por suas águas tranquilas, cristalinas e cheias de peixes. As suas margens estão repletas de praias fluviais.


Rio Negro O Rio Negro é um afluente do Rio Parnaíba que nasce na Lagoa de Boa esperança y desemboca no Oceano Atlântico, depois de cruzar todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.


Farol das Preguiças - Farol de Mandacaru O Farol das Preguiças, conhecido também como Farol de Mandacaru, localiza-se na cidade de Mandacaru. É um Farol marítimo de 40 metros de altura e 19 milhas de alcance. Desde suas proximidades se obtém vistas fantásticas da zona.


Morro da Ladeira O Morro da Ladeira localiza-se na Praça do Retorno, a principal via de entrada para a Cidade de Barreirinhas.


Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio Preguiças A Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio Preguiças foi fundada no ano de 1981 para conservar e proteger as terras que banham o rio. Estende-se pelos municípios de Araioses, Turóia e Barreirinhas.

PRAIAS BARREIRINHAS


Playas As praias mais belas do município de Barreirinhas estão localizadas no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Formam-se na desembocadura do Rio Preguiças e caracterizam-se por estarem protegidas por imensas dunas de areia fina repletas de lagoas de diferentes tamanhos, autênticas piscinas naturais. Merece especial destaque a Praia do Alazão e a Praia de Atins, situada no começo do parque.


Praia Rio Negro


Praia Bonzinho


Praia do Guajiru


Praia Canto do Atins


Praia de Atins


Praia de Mandacaru - Grandes Lencóis


Praia de Caburé


Barra do Preguiças / Ponta de Brasília


Praia das Moitas


Praia do Morro do Boi


Praia do Espadarte


Praia das Vassouras


Praia do Alazão - Pequenos Lencois

MAPA BARREIRINHAS



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands