A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Belém na Internet
Wikipedia Belém
Wikipedia

Youtube Videos Belém
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Belém

Gosto   Facebook Twitter

O município de Belém pertence ao Estado do Pará e está situado ao norte do país, na Região Metropolitana de Belém. Sua capital do mesmo nome é conhecida como 'Cidade das Mangueiras' é uma cidade histórica, Capital do Estado do Pará, considerada a maior cidade da linha do Equador onde encontra-se localizada. Possui um rico patrimônio arquitetônico, com numerosos monumentos, palácios, museus, galerias de arte, universidades e bibliotecas. Também possui praias, ilhas, baías, rios, zonas verdes e áreas de proteção ambiental. Além disso merece destaque especial a Festa do Círio de Nazaré, considerada uma das festas religiosas mais importantes de todo o país, não podemos deixar de falar do seu Centro Histórico, conhecido popularmente como 'Cidade Velha' onde destacamos o Forte do Castelo, a Catedral Metropolitana da Sé e a Igreja de Santo Alexandre.

HISTORIA BELÉM


A princípio estas terras eram habitadas por tribos indígenas até a colonização do país. Posteriormente sofreu vários ataques dos holandeses, ingleses e franceses. Os princípios do século XVII, no ano de 1616, os portugueses desembarcaram na zona para proteger o território situado às margens da baía de Guajará.

A cidade foi fundada no dia 12 de janeiro de 1616 pelo explorador português Francisco Caldeira Castelo Branco, que comandava as tropas de militares e religiosas que conquistaram uma importante zona às margens da desembocadura do Rio Amazonas e expulsaram as tropas inimigas.

Começaram a construir na Cidade Velha, bairro mais antigo de Belém, vários edifícios e um de seus principais monumentos o Forte do Castelo, marco da fundação da Cidade conhecida a princípio como Feliz Lusitânia, posteriormente foi chamada Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e finalmente com seu atual nome de Belém.

Os anos posteriores foram momentos de esplendor e expansão para toda a população, a meados do século XVIII, no ano de 1751, Belém converteu-se na capital do Estado do Maranhão e do Grão Pará, que compreendia todo o extremo norte do Brasil.

No século XIX a cidade entra em um período de crises dos quais somente conseguiu sair nas últimas décadas com a borracha, uma de suas principais fontes de economia. A partir de então construíram vários edifícios, casas comerciais e luxuosos palácios. No final do século XIX converte-se na maior cidade da Amazônia e no principal porto de exportação de borracha do país.

No começo do século XX, no ano de 1910, com o fim do chamado 'Ciclo da Borracha' a cidade sofre um golpe importante do qual somente conseguiu recuperar-se a meados do século, quando converteu-se no centro de serviços financeiro mais importante do norte do Brasil, a partir de então começa a surgir o turismo.

Atualmente Belém é a capital do segundo maior Estado do Brasil, Pará, conhecido a mais de 200 anos por organizar uma das maiores festas religiosas do país, 'O Cirío de Nossa Senhora de Nazaré'. Mas sem dúvida um de seus principais atrativos turísticos é o seu Centro Histórico, conhecido como Cidade Velha, lugar onde a cidade foi fundada, também encontramos um dos monumentos históricos mais importante, o Forte do Castelo.

Outro de seus grandes atrativos é seu maravilhoso ambiente natural, cheio de lagoas, rios, ilhas, ilhotas e praias de grande beleza, tudo rodeado de amplas zonas naturais e áreas de proteção ambiental. O município de Belém é um lugar freqüentado pelos amantes de todo o tipo de esportes em contato com a natureza, especialmente de aventura e náuticos.

PASSEIO TURISTICO BELÉM


Cidade Velha - Centro Histórico O Centro Histórico de Belém, conhecido como Cidade Velha, é o lugar onde surgiu a Cidade e onde construíram-se os principais monumentos que podemos encontrar em nossa visita. Merece especial destaque o Forte do Castelo, a Catedral Metropolitana da Sé e a Igreja de Santo Alexandre, que atualmente é sede do Museu de Arte Sacra da cidade.


Forte do Castelo O Forte do castelo localiza-se na Praça Dom Frei Caetano Brandão, Cidade Velha, e é o marco da fundação da cidade de Belém. Foi o lugar onde desembarcou no ano de 1616 o português Francisco Caldeira Castelo Branco para defender estas terras das invasões inimigas dos ingleses, franceses e holandeses, Atualmente é sede do Circulo Militar de Belém e conta com um restaurante. Ao seu redor podemos encontrar umas vistas fantásticas da Baía do Guajará.


Catedral Metropolitana da Sé A Catedral Metropolitana da Sé localiza-se na Cidade Velha, Praça Dom Frei Caetano brandão. Foi projetada pelo arquiteto Antonio Landi e suas obras começaram no ano de 1748. É uma bela Igreja, que combina três estilos arquitetônicos diferentes, barroco, colonial e neoclássico, é o ponto de partida do Cortejo que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré a Basílica de seu mesmo nome na famosa festa do 'Círio de Nazaré'.


Basílica de Nossa Senhora de Nazaré A Basílica de Nazaré foi construída no ano de 1909 no lugar onde foi encontrada no século XVIII a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, atual Praça Justo Chermont. É um monumento romano, réplica da Basílica de 'San Pablo' em Roma, ponto final da conhecida procissão do Círio de Nazaré.


Igreja de Santo Alexandre A Igreja de Santo Alexandre localiza-se na Cidade Velha, Praça frei Caetano Brandão. Foi inaugurada no ano de 1718 e atualmente, depois de um processo de restauração é sede do Museu de Arte Sacra da Cidade.


Igreja das Mercês A Igreja das Mercês é um monumento em estilo barroco construída a meados do século XVII e restaurado no século XVIII. Está localizada na Praça das Mercês, centro da cidade.


Igreja de São João Batista A Igreja de São João Batista localiza-se na Praça República do Líbano, Cidade Velha. Foi construída no ano de 1777 e foi a primeira matriz da cidade.


Igreja do Carmo A Igreja do Carmo pertence ao estilo neoclássico localizada na Praça do Carmo, Cidade Velha. Foi construída nos primeiros anos do Século XVII e se preserva no interior da sua capela uma interessante coleção de Arte Sacra.


Mercado do Ver-o-Peso O Mercado do Ver-o-Peso localiza-se no Centro Histórico de Belém, ao lado do forte do Castelo. É um dos principais símbolos culturais e turísticos da cidade de Belém e um dos postais mais conhecidos do estado do Pará. Nas suas imediações realiza-se uma das feiras livres mais importantes de todo o município, onde pode-se adquirir todo tipo de objetos artesanais, alimentos e plantas medicinais.


Planetário Sebastião Sodré da Gama O Planetário Sebastião Sodré da Gama é um dos mais modernos do Brasil e o mais importante da região norte. Foi inaugurado no ano de 1998.


Praça Batista Campos A Praça Batista Campos localiza-se na Travessa Eutíquio e é uma das zonas naturais mais frequentadas pelos habitantes da cidade de Belém. Foi inaugurada no ano de 1904 e suas imediações destacam-se por sua frondosa vegetação e rica decoração com lagoas, ilhotas e pontes.


Memorial Magalhães Barata - Museu O Memorial Magalhães Barata encontra-se na Avenida Almirante Barroso.


Museu de Arte Sacra O Museu de Arte Sacra está instalado no conjunto arquitetônico que forma parte da Igreja de Santo Alexandre e o Convento dos Jesuítas, na Praça Frei Caetano Brandão. Está classificado como um dos museus de arte sacra mais importante do país.


Museu de Artes de Belém - MABE O MABE, Museu de Artes de Belém, encontra-se instalado no Palácio Antônio Lemos, na Praça D. Pedro II do Centro Histórico. Em seu interior estão guardadas interessantes coleções de esculturas, pinturas, gravuras, ourivesaria, cerâmicas e objetos de iluminação, entre outras coisas.


Museu Emílio Goeldi O Museu Emilio Goeldi localiza-se na Avenida Magalhães Barata e foi fundado no ano de 1866. É um dos centros de estudos da natureza da Amazônia mais importantes do Brasil e guarda no seu interior interessantes coleções de botânica, zoologia, arqueologia e antropologia.


Palacete Bolonha O Palacete Bolonha foi construído a mando de Francisco Bolonia a princípios do século XX na Avenida Governador José Malcher.


Palacete Pinho O Palacete Pinho localiza-se na Rua Dr. Assis. É um edificio de estilo eclético construído a finais do século XIX.


Palácio Antonio Lemos O Palácio Antônio Lemos, conhecido popularmente como Palacete Azul, localiza-se na Praça D. Pedro II foi construído no final do século XIX de estilo neoclássico e atualmente é sede da Prefeitura Municipal e do Museu de Arte de Belém.


Palácio Lauro Sodré O Palácio Lauro Sodré localiza-se na Praça D. Pedro II, na Cidade Velha. Foi construído pelo arquiteto Antônio Landi no ano de 1771 e atualmente abriga o Museu do Estado do Pará.


Teatro da Paz O Teatro da Paz é o mais importante do Estado do Pará e é um dos mais belos do Brasil. Foi construído em estilo neoclássico pelo engenheiro Tiburcio Pereira Magalhães entre os anos de 1868 e 1874, e localiza-se na Avenida da Paz, no centro da Praça da República, bairro do Comércio.


Parque Ambiental de Belém O Parque Ambiental de Belém é uma área de proteção fundada no ano de 1993 para proteger os mananciais dos lagos Bolonia e Água Preta, utilizados para abastecer a população.


Parque da Residência O Parque da Residência está localizado na Avenida Magalhães Barata e é conhecido pelos numerosos atos culturais e eventos que realizam-se nas suas imediações. No seu interior destaca-se a antiga residência dos governadores do estado, atualmente sede da Secretaria da Cultura da cidade.


Jardim Botânico da Amazônia - Bosque Rodrigues Alves O Jardim Botânico da Amazônia, também conhecido como Bosque Rodrigues Alves, é uma reserva ecológica de 16 hectares situada na Avenida Almirante Barroso, centro urbano de Belém. Foi fundado no ano de 1883 e é um dos espaços naturais mais visitados da cidade, lugar ideal para descansar, relaxar e passear em um pedaço da 'Floresta Amazônica'. Em seu entorno existem lagos, grutas, cascatas e um zoológico, que converte-a em uma das áreas de lazer mais importantes do município.


Ilha de Outeiro A Ilha de Outeiro é uma das mais importantes e conhecidas do município. Destaca-se por suas praias totalmente urbanas com todos os serviços comerciais necessários e bons restaurantes que servem os pratos típicos da zona, baseados principalmente nos frutos do mar.


Ilha de Marajó A Ilha de Marajó é a ilha fluvial marítima mais grande do mundo.


Ilha do Mosqueiro A Ilha dos Mosqueiros localiza-se na costa oriental do Rio Pará, enfrente da Baía do Guajará a escassos 55Km de Belém, e está unida ao Continente por uma ponte de grandes dimensões, a ponte Sebastião R. Oliveira. É um lugar onde estão localizadas as principais praias do município.


Mosqueiro - Distrito Turístico Mosqueiro é um dos distritos turísticos mais importantes do município conhecido por sua excelente infra-estrutura de lazer e serviços. Está localizado no interior da Ilha de Mosqueteiro e é o principal balneário da cidade, lugar onde destacamos as praias mais belas do município.


Lago de Tucuruí O Lago de Tucuruí é conhecido em todo o mundo por ser o lugar onde realiza-se a meados de agosto o 'Festival do Tucunaré' famoso torneio de pesca que atrai todos os anos a milhares de turistas. Localiza-se a 385 Km de Belém.


Círio de Nazaré - Festa Religiosa O Círio de Nazaré é uma das festas religiosas mais importantes do Brasil e reúne todos os anos a mais de um milhão e meio de fiéis na cidade de Belém. Realiza-se no mês de outubro e tem uma duração de 15 dias, com numerosos espetáculos, procissões, missas, atos culturais e religiosos. A procissão mais importante é a 'Procissão do Círio', realiza-se no segundo domingo de outubro a mais de 200 anos. Nesta procissão traslada-se a Virgem de Nazaré desde a Catedral Metropolitana da Sé até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

PRAIAS BELÉM


Playas As melhores praias que podemos encontrar em nossa visita ao município de Belém localizam-se no interior da Ilha de Mosqueiro. São praias de grande beleza aptas para todo o tipo de turistas, desde os amantes das aglomerações e esportes náuticos, até os amantes da tranqüilidade e dos longos passeios pelas margens do Oceano Atlântico, merece especial destaque as que estão localizadas no distrito turístico de Mosqueiro. Além disso, todo o município conta com várias praias fluviais, uma das mais conhecidas é a praia da Ilha do Outeiro.


Praia do Cruzeiro


Ilha de Outeiro


Praia do Areião - Ilha de Mosqueiro


Praia do Bispo - Ilha de Mosqueiro


Praia Grande - Ilha de Mosqueiro


Praia do Farol - Ilha de Mosqueiro


Praia Chapeú Virado - Ilha de Mosqueiro


Praia do Porto Arthur - Ilha de Mosqueiro


Praia Mururiba - Ilha de Mosqueiro


Praia Ariramba - Ilha de Mosqueiro


Praia de São Francisco - Ilha de Mosqueiro


Praia Carananduba - Ilha de Mosqueiro


Praia Marahu - Ilha de Mosqueiro


Praia do Paraíso - Ilha de Mosqueiro


Prainha - Ilha de Mosqueiro


Praia Grande - Ilha de Mosqueiro


Baía do Sol - Ilha de Mosqueiro

MAPA BELéM



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands