A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Belo Horizonte na Internet
Wikipedia Belo Horizonte
Wikipedia

Youtube Videos Belo Horizonte
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Belo Horizonte

Gosto   Facebook Twitter

Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, foi a primeira cidade brasileira em ter um planejamento urbano e atualmente é a terceira maior do Brasil com mais de 2,5 milhões de habitantes. Localizada na Região Metropolitana, rodeada de montanhas, vales, rios, cascatas e grutas, é considerada como uma das melhores cidades para viver e é conhecida como a 'Capital Mineira' por ser a maior exportadora de ferro, níquel, pedras preciosas e diamantes de todo o país. Guarda um rico patrimônio monumental, considerado um dos mais importantes do Brasil, povoado por numerosos templos, palácios, teatros, museus, centros culturais, bibliotecas e universidade. Além disso, destaca-se seu entorno repleto de amplas avenidas, praças, parques e jardins, ricamente decorados com flores e plantas. Um dos monumentos mais admirados é a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes e como área natural merece especial destaque o Parque das Mangabeiras, um dos maiores parques urbanos do Brasil.

HISTORIA BELO HORIZONTE


Não existem dados de quando se originou a população destas terras, mas se acredita que muito antes de ser descoberta e invadida pelos colonizadores estiveram ocupadas por tribos indígenas, dedicadas a caça e a pesca.

Os primeiros dados que se têm da história do município se remontam no ano de 1701 quando foi fundado por João Leite da Silva Ortiz 'Curral del Rey', hoje em dia Belo Horizonte, atraído pelas riquezas de Minas Gerais e da Serra das Congonhas. Anos mais tarde, em 1711, fundou-se a Fazenda do Cercado que se estendia por toda a serra, conhecida atualmente como a Serra do Curral.

Nas últimas décadas do século XVIII Curral del Rey foi elevado à freguesia e começaria então um século de grande prosperidade para toda a população. Em 1897 se converteu na nova Capital do Estado de Minas Gerais, que havia sido até então Ouro Preto, se funda a Prefeitura e seu primeiro prefeito foi Dr. Adalberto Dias Ferraz da Luz.

No final do século XIX instalam-se na zona numerosas indústrias e a população é conhecida como a 'Cidade Mineira', por ser uma das exportadoras de minerais mais importantes do Brasil, principalmente de ferro, níquel, pedras preciosas e diamantes.

Somente no ano de 1901 é quando recebe a denominação de Belo Horizonte, e se converte na sede administrativa do Estado. No ano de 1941 se criou o 'Parque Industrial' que se destacou por sua importante indústria e comércio, motivando um grande crescimento em todo o município.

Hoje em dia Belo Horizonte se converteu em uma grande metrópole, a terceira maior cidade do país, onde o turismo cultural e ecológico se está convertendo desde as últimas décadas do século XX em um dos seus principais recursos econômicos. Guarda um rico patrimônio arquitetônico e cultural, e está rodeada de um maravilhoso entorno natural com jardins, parques, montanhas, vales, rios e cascatas, entre outras coisas, freqüentado pelos amantes da natureza e dos esportes de aventura.

PASSEIO TURISTICO BELO HORIZONTE


Basílica Nossa Senhora de Lourdes A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes situa-se na Rua da Bahia e é um dos monumentos religiosos mais importantes de todo o município de Belo Horizonte. É uma igreja em estilo gótico inaugurada no ano de 1923 e foi declarada Basílica pelo Papa Pio XII, no ano de 1958. Destaca-se por sua extrema beleza arquitetônica.


Catedral da Boa Viagem A Catedral da Boa Viagem situa-se no centro da cidade, na Rua Sergipe. Foi construída em estilo gótico sobre os restos de um antigo templo do século XVIII e foi inaugurada no ano de 1932. Merece especial destaque em seu interior seus belíssimos vitrais, o altar mor realizado em mármore de carrara e a imagem da padroeira do município, Nossa Senhora da Boa Viagem.


Igreja de São Francisco de Assis A Igreja de São Francisco de Assis situa-se na Avenida Otacílio Negrão de Lima e foi inaugurada no ano de 1943. Destacam-se os mosaicos que decoram as laterais da sua nave e no seu interior merece destacar a Via Sacra, formada por 14 painéis de Portinari.


Igreja São José A Igreja São José foi a primeira igreja a ser erguida na cidade, inaugurada no ano de 1906. Situa-se na Rua Tupis, no centro da cidade.


Palácio da Liberdade O Palácio da Liberdade é um edifício em estilo neoclássico francês que está situado na Praça da Liberdade. Foi construído nos últimos anos do século XIX e em seu interior merece destacar o Salão Nobre, onde se expõem interessantes pinturas, o Salão de Banquete de Luis XV e um grande painel de Antônio Parreira. Destacam-se os belíssimos jardins que rodeiam o palácio.


Palácio das Artes O Palácio das Artes situa-se na Avenida Alfonso Pena. É um edifício moderno, inaugurado no ano de 1971, que abriga a 'Grande Galeria', onde se realizam exposições de diferentes estilos no decorrer do ano. Além disso, é a sede do Cinema Humberto Mauro, o Grande Teatro e o Teatro de Arena João Ceschiatti.


Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte situa-se na Rua Itambé, no Bairro da Floresta.


Mercado Central O Mercado Central de Belo Horizonte situa-se no centro da cidade, na Avenida Augusto Lima. Foi inaugurado no ano de 1929 com mais de 400 lojas onde se pode adquirir todo o tipo de produtos. Se destaca seus animados bares.


Teatro Francisco Nunes O Teatro Francisco Nunes, conhecido no início como Teatro de Emergência, foi inaugurado no ano de 1950, no interior do Parque Municipal, na Avenida Afonso Pena. No ano de 1980 foi reconstruído e modernizado e atualmente é a sede do 'Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte'.


Teatro Marília O Teatro Marília situa-se na Avenida Alfredo Balena, Santa Efigênia. Foi inaugurado no ano de 1964 e no seu interior destaca-se a Galeria Guignard e o Bar Stage Door, ponto de encontro de artistas e do público.


Minascentro Minascentro, Centro Mineiro de Promoções Israel Pinheiro, é o maior centro de convenções da cidade, situa-se na Rua Curitiba no interior de um edifício em estilo neoclássico, antiga sede da Secretaria de Estado da Saúde.


Centro Cultural Alto Vera Cruz O Centro Cultural Alto Vera Cruz, CCAVC, situa-se na Rua Padre Júlio Maria, no Alto Vera Cruz. Foi inaugurado no ano de 1996 e no seu interior de desenvolvem alguns dos principais atos culturais da cidade, destacando a Semana Paulo Freire e a Semana do Livro. Além disso, se realizam os cursos de formação, debates e seminários, entre outras coisas.


Centro de Cultura de Belo Horizonte O Centro de Cultura de Belo Horizonte foi instalado em um belo edifício neogótico português declarado Patrimônio Histórico no ano de 1914, localizado na Rua da Bahia. No começo foi a sede do Conselho Deliberativo da Capital e a Biblioteca Pública Municipal e desde o ano de 1997 é um dos centros culturais mais importantes da cidade.


Centro Cultural Pampulha O Centro Cultural Pampulha, CCP, foi inaugurado no ano de 2000.


Centro de Referência Audiovisual O Centro de Referência Audiovisual situa-se na Rua Estevão Pinto, instalado em um edifício de princípios do século XX. No seu interior se abriga desde 1992 o Museu da Imagem e do Som.


Centro Turístico de Tancredo Neves O antigo Centro Turístico de Tancredo Neves, conhecido como 'Rainha da Sucata' atualmente Museu da Mineralogia situa-se na Praça da Liberdade. Realiza uma grande quantidade de exposições permanentes de minerais extraídos de todo o Mundo.


Museu Histórico Abílio Barreto O Museu Histórico Abílio Barreto situa-se no antigo edifício em estilo colonial construído no ano de 1883, na Rua Bernardo Mascarenhas da Cidade Jardim. No seu interior guarda-se um dos mais importantes acervos da história de todo o município.


Museu Mineiro O Museu Mineiro situa-se na Avenida João Pinheiro, instalado em um edifício neoclássico, antiga sede do Senado Mineiro. Destaca-se as telas do mestre Ataíde e as imagens do século XVII e XIX que guarda em seu interior, além de várias coleções que nos mostram a história e a produção mineira da cidade e uma importante coleção de Arte Sacra Colonial.


Museu de Arte da Pampulha O Museu de Arte da Pampulha, MAP, está instalado no conhecido 'Palácio de Cristal' situado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, que funcionou como casino até o ano de 1946. Foi inaugurado como museu no ano de 1956 e guarda uma importante coleção de obras de artistas nacionais e internacionais.


Museu do Telefone O Museu do Telefone, situa-se na Avenida Afonso Pena e foi inaugurado no ano de 1978. Foi criado para difundir a história da telefonia em todo o Mundo e no seu interior se expõe mais de 300 peças relacionadas com o setor da telecomunicação e das mais modernas tecnologias.


Museu de História Natural O Museu de História Natural está situado no Jardim Botânico de Belo Horizonte, na Rua Gustavo Silveira. No seu interior se expõe numerosas coleções relacionadas com a mineralogia, paleontologia e antropologia, entre outras, merecendo especial destaque um esqueleto com mais de 10.000 anos e o Presépio do Pipiripau.


Praça 7 de Setembro A Praça 7 de Setembro é o centro neurálgico da cidade, principal ponto de referência para os habitantes. Situa-se na confluência das avenidas Afonso Pena e Amazonas e está rodeado por edifícios de diferentes estilos arquitetônicos, destacando o Tribunal da Justiça, a Escola de Música da Universidade Federal e o Automóvel Clube. No seu centro está o 'Pirulito' e é o palco da popular Feira de Flores Artificiais.


Praça da Estação A Praça da Estação foi construída no começo do século XX e a seus arredores destacam-se o Monumento da Terra Mineira, a Casa do Conde de Santa Marinha, a Casa da Baronesa e a Antiga Estação da Rede Mineira.


Praça da Liberdade A Praça da Liberdade foi criada no final do século XIX para abrigar a sede do poder e as primeiras Secretarias do Estado e no seu entorno podemos encontrar edifícios de diferentes estilos arquitetônicos. Destaca-se o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e o Museu de Mineralogia. É um dos principais pontos de encontro da cidade.


Praça da Savassi A Praça da Savassi, também conhecida como Praça Diogo de Vasconcelos, é um dos principais pontos de encontro para os jovens da cidade, rodeada de lojas, bares e restaurantes.


Praça do Papa A Praça do Papa localizada no Bairro das Mangabeiras, foi o lugar onde no ano de 1981 o Papa João Paulo II rezou diante de 100.000 pessoas.


Rua do Amendoim A Rua do Amendoim situa-se no Bairro das Mangabeiras e é famosa pelo curioso efeito óptico que produz os carros ao baixar por sua ladeira, que dá a sensação de como se estivesse subindo.


Edifício Niemeyer O Edifício Neimeyer situa-se na Praça da Liberdade. É um dos melhores exemplos em estilo moderno que podemos encontrar na cidade e foi construído por Oscar Niemeyer.


Pirulito O Pirulito é um monumento com forma de obelisco construído no centro da Praça 7 de Setembro para comemorar o Centenário da Independência do Brasil.


Estádio Municipal Governador Magalhães Pinto O Estádio Municipal Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão, tem uma capacidade para 130.000 pessoas e é o segundo maior estádio coberto do Mundo.


Jardim Botânico O Jardim Botânico de Belo Horizonte situa-se limitado pelas ruas São Jerônimo, Gustavo da Silveira e Alto da Marta. No seu interior destaca o Museu de História Natural.


Parque Municipal Américo Renné Giannetti O Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi inaugurado no ano de 1897 na Avenida Afonso Pena e é um dos parques mais importantes da cidade. Está inspirado nos jardins franceses e no seu interior encontra-se o Teatro Francisco Nunes e o Palácio das Artes.


Parque Municipal das Mangabeiras O Parque Municipal das Mangabeiras situa-se nas ladeiras da Serra do Curral, a 6 Km do centro da cidade, e é um dos maiores parques urbanos do Brasil. Foi realizado por Burble Marx, inaugurado no ano de 1982 e destaca-se por sua boa infra-estrutura em lazer. Conta com várias trilhas entre as que se destacam o Roteiro das Águas, o Roteiro da Mata e o Roteiro do Sol e é frequentado pelos amantes dos esportes que estão em contato com a natureza.


Lagoa da Pampulha O Lago da Pampulha é uma das atrações turísticas mais importantes de todo o município. Localiza-se a 12 km do centro da cidade e é uma laguna artificial onde se pode realizar passeios a barco, entre outras atividades.


Mirante das Mangabeiras O Mirante das Mangabeiras situa-se na Praça Eugênio Salles e é um dos melhores lugares para se observar a cidade.


Feira de Flores e Plantas Naturais A Feira de Flores e Plantas Naturais se realiza na Avenida Bernardo Monteiro. Nela podemos encontrar todo o tipo de flores e plantas.


Feira de Tom Jobim A Feira de Tom Jobim é a feira mais popular de objetos e peças antigas que se realiza na cidade, misturando com as bebidas e os alimentos típicos da região. Podemos encontra-la na Avenida Bernardo Monteiro.


Feira de Artesanato A Feira de Artesanato se realiza desde o ano de 1991 na Avenida Afonso Pena. Foi fundada no ano de 1969 e nas suas origens se situa na Praça da Liberdade.

MAPA BELO HORIZONTE



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands