A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Brasília na Internet
Wikipedia Brasília
Wikipedia

Youtube Videos Brasília
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Brasília

Gosto   Facebook Twitter

Brasília, Capital Federal da República Federativa do Brasil, situa-se no Distrito Federal, na região centro oeste do Brasil as margens do Lago do Paranoá. É uma cidade moderna e cosmopolita onde convivem todo o tipo de raças, culturas e religiões e foi declarada pela UNESCO 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade'. Possui um rico patrimônio arquitetônico e é a sede da Administração do Governo Federal. Suas ruas e praças estão inundadas de templos, palácios, teatros, galerias de arte, monumentos e Universidades, tudo isso rodeado de amplas zonas verdes; Brasília é a cidade com maior área verde por habitante do país. Além disso, todo o seu entorno é um verdadeiro paraíso povoado de áreas naturais, reservas ecológicas, montanhas, grutas, vales, rios, cascatas, piscinas naturais e lagunas, merecendo especial destaque o 'Parque Nacional de Brasília', um dos lugares preferidos pelos amantes do turismo ecológico e de aventura.

HISTORIA BRASÍLIA


No ano de 1716 a necessidade de mover-se à Capital do país em direção ao interior, longe dos portos, foi sugerida pelo Marquês de Pombal, para garantir a segurança do país dos constantes ataques de tropas inimigas. No ano de 1789 um dos principais objetivos dos integrantes da 'Conjuração Mineira' era o de mudar a capital em direção à região central do Brasil.ç

Depois da Independência do Brasil, no ano de 1823 o deputado Antônio Ferreira Franca leu um escrito de José Bonifácio de Andrada e Silva no qual se propunha a instalação da capital do país na Comarca de Paracatu do Príncipe, cujo nome seria eleito entre duas possibilidades, Brasília ou Petrópole.

Uma profecia predizia o nascimento de uma grande civilização entre os paralelos 14 e 20, exatamente no ponto onde se construiu a Cidade de Brasília. No ano de 1883 o padre salesiano João Bosco, teve um sonho, na cidade italiana de Turim, onde predizia a origem da Capital do Brasil.

Já no século XX no ano de 1922, foi lançada no morro da Capelinha a 'Pedra Fundamental do Distrito Federal', mas somente no dia 18 de setembro de 1946 foi quando a Constituição determinou que a capital do Brasil fora transferida para o Planalto Central. Anos mais tarde, em 1956, depois da eleição como presidente de Juscelino Kubitschek se iniciou a construção de Brasília.

Foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa, desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx, e o seu traçado se assemelha a um avião com as asas inclinadas ligeiramente para baixo. Uma das suas primeiras construções foi o Catetinho, utilizado no começo como residência presidencial de Juscelino Kubitschek.

No dia 21 de Abril de 1960 foi inaugurada a nova Capital do Brasil por Juscelino Kubitschek, e foi instalada no Distrito Federal, às margens do Lago Paranoá, um lago artificial formado na confluência de vários rios e riachos. No ano de 1987 a cidade de Brasília, foi declarada pela UNESCO 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade', devido ao rico patrimônio construído em toda a cidade.

Atualmente Brasília é uma grande cidade, moderna e cosmopolita, que nas últimas décadas se está convertendo em um dos destinos turísticos mais visitados do Brasil, principalmente pelos amantes do turismo cultural e ecológico. Os turistas são atraídos por seu rico patrimônio arquitetônico e cultural, declarado pela UNESCO 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade' e o maravilhoso entorno natural que rodeia todo o município, lugar ideal para praticar todo o tipo de esportes aventura em contato com a natureza.

PASSEIO TURISTICO BRASÍLIA


Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida situa-se na Explanada dos Ministérios e foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no ano de 1970. É um templo moderno de planta circular formada por 16 pilares intercalados por grandes e coloridos vitrais de Marianne Peretti, que proporcionam uma belíssima iluminação natural no interior do templo. Foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional e em cima destaca uma cruz metálica de 12 metros de altura benzida pelo Papa Paulo VI.


Catedral Nossa Senhora da Paz A Catedral Nossa Senhora da Paz situa-se no Eixo Monumental. Foi realizada pelo famoso arquiteto Oscar Neimeyer e foi inaugurada no ano de 1995. Destaca-se por sua estrutura com forma de campana.


Santuário Dom Bosco O Santuário Dom Bosco foi inaugurado no ano de 1980 na Avenida W3 Sul. Merece especial destaque seus belos vitrais coloridos sustentados por arcos de tamanho grande, que proporcionam uma bela iluminação interior.


Santuário Nossa Senhora de Fátima O Santuário Nossa Senhora de Fátima, conhecido popularmente como 'Igrejinha' situa-se na zona sul da cidade. Foi um dos primeiros templos que Oscar Niemeyer construiu na Cidade, inaugurado no ano de 1958, e em seu interior se guardam painéis de azulejos de Athos Bulcão. Foi declarado Patrimônio Histórico Artístico.


Igreja Budista da Terra Pura O Templo Budista da Terra Pura, situado na Asa Sul da cidade, é uma réplica de um templo japonês, o Templo Fukui. Seu interior, está revestido de oro, guarda uma imagem de Buda.


Igreja Messiânica Mundial do Brasil A Igreja Messiânica Mundial do Brasil situa-se na Entre Quadras Norte, EQN. Foi realizada em mármore branco e se assemelha a uma tumba faraônica.


Templo da Legião da Boa Vontade O Templo da Legião da Boa Vontade situa-se no Setor de Grandes Áreas Sul, SGAS, e destaca-se por sua forma piramidal. Foi construído por José de Paiva Netto e desde sua inauguração no ano de 1989 é um dos monumentos mais visitados da cidade segundo os dados da Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Está formado por uma nave principal, uma galeria de arte, o Salão Nobre, a Sala Egípcia, o Parlamundi, o Memorial Alziro Zarur e uma loja que abre as 24 horas do dia onde se pode comprar todo o tipo de lembranças e presentes.


Ermida Dom Bosco A Ermida Dom Bosco situa-se nos arredores do Lago Paranoá, Estrada Parque Dom Bosco, lugar onde Dom Bosco prenunciou que se construiria uma nova civilização. Foi construída no ano de 1957 com uma estrutura piramidal e no seu interior se guarda a imagem do padroeiro da cidade, realizada em mármore de carrara.


Palácio da Alvorada O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República e situa-se às margens do Lago Paranoá, no 'Setor de Hotéis e Turismo Norte'. Foi uma das primeiras construções erguidas na cidade, projetada por Oscar Niemeyer a meados do século XX. Foi inaugurado no ano de 1958 e se destacam as suas colunas, um dos símbolos de Brasília, refletidos no escudo da cidade.


Palácio da Justiça - Ministério da Justiça O Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, encontra-se situado na Esplanada dos Ministérios. Pode ser visitado e no seu interior destacam o Salão Negro, a Sala de Retratos, a Biblioteca e o seu belíssimo jardim interior.


Palácio do Buriti - Sede do Governo do Distrito Federal O Palácio do Buriti, Sede do Governo do Distrito Federal, construído na Praça do Buriti, Eixo Monumental Oeste. Nos seus arredores, rodeado de jardins, destacam-se as esculturas 'Loba Romana' e 'Forma Espacial no Plano', doadas pelo governador de Roma e o presidente da Argentina respectivamente. Foi inaugurado no ano de 1969.


Palácio do Itamaraty O Palácio do Itamaraty, situado na Esplanada dos Ministérios, foi realizado por Oscar Niemeyer e é a sede do Ministério de Relações Exteriores. Destacam-se seus jardins e as salas de exposições, e no seu exterior, sobre o 'Espelho d'Água' que rodeia o edifício, destaca-se o 'Meteoro' de mármore, monumentos que representa aos cinco continentes.


Palácio do Jaburu O Palácio do Jaburu é a residência oficial do vice-presidente da República. Localiza-se na SHTN e destacam seus belos jardins com árvores frutíferas.


Palácio do Planalto O Palácio do Planalto, também conhecido como o Palácio dos Despachos, se encontra situado na Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios. Foi inaugurado no ano de 1960 e é a sede do Poder Executivo e o lugar de trabalho do Presidente da República.


Catetinho - Palácio de Tábuas O Catetinho, também conhecido como 'Palácio de Tábuas', foi a primeira construção erguida na cidade e se localiza nas redondezas de Brasília, na BR-040 que conduz a Belo Horizonte, Foi inaugurado no ano de 1956 e serviu de residência oficial do Presidente da República, Juscelino Kubitschek. No ano de 1959 foi declarado Patrimônio Histórico.


Teatro Nacional Cláudio Santoro O Teatro Nacional Cláudio Santoro, localiza-se na Via N2, Setor Cultural Norte. Foi realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e destaca-se por sua estrutura com forma de pirâmide irregular. É um dos espaços culturais mais importantes da cidade e no seu interior destacam-se as salas Martins Pena. Vila Lobos e Alberto Nepomuceno, onde de realizam ao longo de todo o ano numerosos atos e representações culturais.


Cine Teatro do SESI Yara Amaral O Cinema Teatro do SESI Yara Amaral situa-se na Área Especial, QNF, Taguatinga Norte.


Museu da Cidade O Museu da Cidade localiza-se na Praça dos Três Poderes e os museus mais antigos da Cidade. No seu interior se guardam numerosos documentos que nos mostram a história de Brasília.


Museu de Arte e Tradições do Nordeste O Museu de Arte e Tradições do Nordeste situa-se na SGAN, Quadra, instalado na Casa do Ceará. No seu interior destacam-se as coleções de artesanato, trajes típicos e cerâmicas do nordeste do país.


Museu de Valores O Museu de Valores está instalado no edifício do Banco Central, Setor Bancário Sul. Guarda no seu interior uma importante coleção de documentos, cédulas, moedas e medalhas relacionadas com a história econômica do Brasil. Merece especial destaque a maior pepita de ouro encontrada em todo o país com 62 Kg.


Museu do Superior Tribunal de Justiça O Museu do Superior Tribunal de Justiça está instalado no Palácio do Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes.


Museu Histórico do Senado Federal O Museu Histórico do Senado Federal situa-se no interior do Senado Federal, Praça dos Três Poderes. No seu interior se expõem diferentes objetos, mobiliários, documentos e fotografias relacionadas com a história do Senado, do Império e da República.


Museu Arte de Brasília O Museu Arte de Brasília situa-se no Setor de Hotéis e Turismo Norte, entre a Concha Acústico e o Palácio de Alvorada. Realiza exposições temporárias e expõe mais de 700 obras relacionadas com a cultura brasileira dos últimos 30 anos.


Museu da Imprensa O Museu da Imprensa, situado no Setor de Indústrias Gráficas, SIG, foi inaugurado no ano de 1982 e guarda no seu interior máquinas, documentos e equipamentos que nos mostram a história da imprensa no Brasil.


Museu de Armas O Museu de Armas situa-se no Centro Administrativo da cidade, alojado na Academia de Polícia Civil. Destaca-se a coleção de mais de 1.500 armas de grande valor histórico que se expõe no seu interior.


Museu Histórico de Brasília O Museu Histórico de Brasília é administrado pela Fundação Cultural do Distrito Federal e situa-se na Praça dos Três Poderes. Guarda um importante acervo de fotos e documentos relacionados com a história da cidade.


Museu Nacional de Gemas O Museu Nacional de Gemas situa-se na Esplanada da Torre de TV. No seu interior se guarda as coleções mais importantes de pedras e cristais de todo o país.


Museu Histórico e Artístico de Planaltina O Museu Histórico e Artístico de Planaltina situa-se instalado em um belíssimo edifício do começo do século XX, declarado Patrimônio Histórico, localizado na Praça Coronel Salvino Monteiro Guimarães de Planaltina a 43 Km do centro da cidade. Foi inaugurado no ano de 1982 e guarda fotografias e documentos com a história de Planaltina e de Brasília.


Espaço Lúcio Costa O Espaço Lúcio Costa situa-se no subsolo da Praça dos Três Poderes. No seu interior se destaca uma grande maquete da cidade, entre outras coisas.


Espaço Cultural da 508 Sul O Espaço Cultural da 508 Sul conta com galerias de arte, salas de exposições, sala audiovisual e cine teatro, entre outras coisas.


Espaço Cultural Oscar Niemeyer O Espaço Cultural Oscar Niemeyer, situado na Praça dos Três Poderes, expõe fotos, maquetes, desenhos, publicações e o catálogo técnico, entre outras coisas, do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.


Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB O Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, situa-se próximo a Ponte JK. No seu interior realizam-se no decorrer do ano numerosas exposições de arte, apresentações teatrais e espetáculos de música e dança.


Centro de Conveções Ulisses Guimarães O Centro de Convenções Ulisses Guimarães situa-se no Setor de Divulgação Cultural, SDC, e é o centro de convenções mais importante da cidade. Conta com 4 auditórios, 2 teatros, numerosas salas de exposições e restaurantes.


Centro de Convenções Parlamundi O Centro de Convenções Parlamundi, Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, situa-se no Setor de Grandes Áreas Sul, SGAS. No seu interior realizam-se no decorrer de todo o ano importantes seminários e congressos, e dispõe de várias salas de exposições temporários e uma biblioteca.


Centro Poliesportivo Ayrton Senna O Centro Poliesportivo Ayrton Senna, localizado no Eixo Monumental Oeste, é um dos complexos esportivos mais bem equipados do Brasil.


Monumento dos Candangos O Monumento dos Candangos, um dos símbolos da cidade, situado na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto. Trata-se de uma escultura de bronze de 8 metros de altura realizada no ano de 1959 por Bruni Giorgi.


Monumento Pedra Fundamental de Brasília O Monumento Pedra Fundamental de Brasília foi construído no Morro do Centenário. Tem uma forma piramidal e alcança os 7 metros de altura.


Monumento à Juscelino Kubitschek O Monumento à Juscelino Kubitschek situa-se na Praça dos Pioneiros e foi realizado em mármore de carrara por Oscar Niemeyer.


Memorial dos Povos Indígenas O Memorial dos Povos Indígenas situa-se na Praça do Buriti e guarda uma importante coleção de objetos e artesanato das tribos indígenas que habitaram o país.


Memorial Juscelino Kubitschek O Memorial Juscelino Kubitschek situa-se no Eixo Monumental Oeste e foi construído em homenagem ao idealizador e fundador de Brasília. Foi inaugurado no ano de 1981 e no seu interior destacam-se o museu com as lembranças, documentos e fotos da sua vida e uma biblioteca, entre outras coisas. Além disso, merece especial destaque a 'Câmara Mortuária do Salão Circular', onde se guardam os restos mortais do famoso Presidente Juscelino Kubitschek.


Marco Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade O Marco Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade foi inaugurado na Praça dos Três Poderes no ano de 1988, um ano depois de que fosse proclamada pela UNESCO.


Praça dos Três Poderes A Praça dos Três Poderes é uma das mais importantes cidades, principal ponto de encontro para seus habitantes e para os turistas que se acercam para conhece-la. É um lugar onde destacam alguns dos monumentos mais representativos de Brasília, na maioria realizados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, destacando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Monumento dos Candangos.


Congresso Nacional O Congreso Nacional, obra de Oscar Niemeyer, situa-se na Praça dos Três Poderes e é a sede do Poder Legislativo de Brasília. No seu interior destacan o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.


Panteão da Pátria O Panteão da Pátria foi construído na Praça dos Três Poderes, em memória ao presidente Tancredo Neves, pelo arquiteto Oscar Neimeyer. É um monumento a liberdade e a democracia que homenageia também aos 'Heróis da Pátria'. Tem uma forma de pomba e no seu interior se guardam obras de arte de diferentes artistas.


Torre de Televisão A Torre de Televisão de Brasília se construiu no Eixo Monumental Oeste e é um dos símbolos da cidade. É uma torre de TV e rádio com 224 metros de altura, realizada por Lúcio Costa e é visível desde qualquer ponto da cidade. Nos seus arredores destaca-se o Museu Nacional de Gemas e se realiza a popular Feira de Artesanato da Torre.


Planetário O Planetário de Brasília situa-se no Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural. Foi realizado pelo arquiteto Sérgio Bernardes e sua estrutura se assemelha a um OVNI.


Cruzeiro de Brasília O Cruzeiro de Brasília situa-se a 1.349 metros de altitude, ponto mais elevado da Cidade, no lugar onde no ano de 1957 se rezou a primeira missa.


Ponte Juscelino Kubitschek A Ponte Juscelino Kubitschek, uma das mais belas do Mundo, foi inaugurada no ano de 2002 e é a terceira ponte construída na cidade para unir o lago Sul com o Plano Piloto.


Bay Park - Parque Aquático O Bay Park é um parque aquático situado no Setor de Hotéis e Turismo Norte. Conta com as típicas atrações de estes parques.


Estação Ecológica Águas Emendadas A Estação Ecológica Águas Emendadas é uma área de conservação que se estende por mais de 10.000 hectares, considerada a reserva natural mais importante da região. Situa-se nos arredores de Planaltina, a 43 Km de Brasília, e no seu interior destaca a lagoa Bonita, única lagoa natural do Distrito Federal.


Jardim Botânico de Brasília O Jardim Botânico de Brasília foi fundado no ano de 1985 é é um dos maiores do Mundo. Se estende por mais de 500 hectares, no Setor de Manosees Urbanas Dom Bosco, e é frequentado pelos amantes da ecologia, cultura e o entretenimento. No seu interior destacam o Horto Medicinal, o Jardim de Cheiros, a Trilha Ecológica, um Anfiteatro e a Casa do Chá, entre outras coisas.


Jardim Zoológico de Brasília O Jardim Zoológico de Brasília situa-se na Avenida das Nações, a 9 Km do centro da Cidade. Em seus viveiros, fossos e aquários se pode observar uma grande quantidade de espécies de mamíferos e aves, muitas delas em peligro de extinção e protegidas por lei.


Parque da Cidade Sarah Kubitschek O Parque da Cidade Sarah Kubitschek se estende por 400 hectares dentro dos límites do Plano Piloto e sua entrada principal situa-se no Eixo Monumental Sul, entre o Centro de Convenções e o Palácio de Buriti. É um dos parques mais frequentados da cidade, sobretudo nos fins de semana. Conta com um Kartódromo, hípica, pistas de skate, ciclovia e quadras esportivas, entre outras coisas, e um lago com os típicos pedalinhos.


Parque Nacional de Brasília O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Parque da Água Mineral, se estende por mais de 30.000 hectares de terreno localizadas a 9 Km do Plano Piloto, no Setor Militar Urbano . Foi criado no ano de 1961 para proteger a rica vegetação e fauna que habita em todo o seu entorno, onde se destacam as duas piscinas de água mineral e suas excelentes infra-estruturas turísticas. É frequentado pelos amantes de turismo ecológico e conta com um centro de interpretação e um auditório.


Lago do Paranoá O Lago do Paranoá é um lago artificial que se construiu na represa das águas do Rio Paraná e dos riachos Bananal, Torto, Gama, Vicente Pires e Fundo. Em seus arredores destacam-se o Sanitário Dom Bosco e o Palácio da Alvorada e conta com numerosos, bares e restaurantes. É conhecido por sua infra-estrutura turística de boa qualidade, frequentado pelos amantes dos esportes náuticos.


Lagoa Bonita - Lagoa Mestre D'Armas A Lagoa Bonita, também conhecida como Lagoa Mestre D'Armas, situa-se no interior da Estação Ecológica Águas Emendadas e é a única lagoa natural de todo o Distrito Federal.


Cachoeira de Saia Velha A Cachoeira de Saia Velha se localiza a 35 Km do centro da cidade no Ribeirão Saia Velha e destaca-se por suas belas piscinas naturais que se formam na sua queda. Em seus arredores encontra-se o Country Clube Saia Velha, conhecido por suas excelentes infra-estruturas turísticas.


Salto do Tororó O Salto do Tororó se localiza próximo ao Lago Sul, a 35 Km do centro da Cidade. É uma cachoeira que alcança os 10 metros de altura, frequentado pelos amantes dos esportes radicais, especialmente do rapel.


Morro do Centenário O Morro do Centenário, declarado Patrimônio Histórico Nacional, situa-se a 50 Km do Plano Piloto entre os rios Bartolomeu e Sobradinho. É uma formação conhecida por ser o lugar onde se situa a Pedra Fundamental e desde seus arredores se obtém umas vistas fantásticas de toda a região.

MAPA BRASíLIA



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands