A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Itamaracá na Internet
Wikipedia Itamaracá
Wikipedia

Youtube Videos Itamaracá
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Itamaracá

Gosto   Facebook Twitter

A Ilha de Itamaracá é um dos municípios brasileiros mais bonitos do Estado de Pernambuco, separado do continente pelo Canal de Santa Cruz e situado aproximadamente a 40 km de Recife. Suas belas praias repletas de coqueiros e com águas tranquilas, piscinas naturais e recifes, são os maiores pontos turísticos para milhares de turistas que à visitam durante todo o ano, que encontram em seu litoral uma zona ideal para descansar e praticar todo tipo de esportes náuticos. Uma das mais freqüentadas é a Praia de Forte Orange, onde localiza-se um dos monumentos mais visitados pelos turistas, o Forte Orange. Além disso, esta ilha conta com uma das sedes do Centro de Preservação do Peixe-Boi.

HISTORIA ITAMARACÁ


Itamaracá é uma palavra indígena que significa 'Pedra que canta' a ilha de Itamaracá é famosa pelo seu título de 'Capital de Ciranda', localiza-se ao norte do Estado de Pernambuco. A origem da cidade remonta-se ao ano de 1508 quando pertencia ao município de Igarassu.

No ano de 1631, século XVII, toda a ilha foi conquistada pelos holandeses que iniciaram sua conquista na praia do Forte Orange construindo o conhecido Forte Orange, um dos monumentos mais importantes e visitados da Ilha de Itamaracá.

No ano de 1763 a Ilha de Itamaracá foi adquirida para a coroa portuguesa por D. João V e a sua sede municipal localizava-se em Pilar, declarada Vila no ano de 1831. Anos mais tarde, em 1866, fundou-se o distrito.

Já no século XX, ano 1958, fundou-se o atual município desvinculando-se do município de Igarassu. No ano de 1962 a sede do município da Ilha de Itamaracá, Pilar, foi elevada a categoria de Cidade e anos mais tarde em 1968 foi premiada pela empresa de turismo de Pernambuco, EMPETUR, com o título de Município de Interesse Turístico do Estado de Pernambuco.

Atualmente a Ilha de Itamaracá possui uma das costas mais bonitas e visitada de todo o Estado de Pernambuco, onde o turismo é sua principal fonte de ingressos. Seus pontos turísticos mais importantes são o Pilar, Vila Velha e a Ilha Coroa do Avião, onde os turistas encontram nas suas excelentes praias, cheias de coqueiros, com águas tranquilas, areia fina e branca, e o Canal de Santa Cruz, o lugar ideal para passar umas merecidas férias e praticar todo o tipo de esportes náuticos.

PASSEIO TURISTICO ITAMARACÁ


Carnaval O Carnaval da Ilha de Itamaracá é o 3º mais importante do Estado de Pernambuco, depois dos carnavais de Recife e Olinda. Realiza-se no mês de fevereiro e toda a Ilha transforma-se em um dos principais pontos de animação do Brasil, onde as orquestras de frevo, os desfiles de carroças, o baile e a diversão estão garantidos durante todos os dias que dura a festa. No mês de novembro realiza-se a Ilha Folia, o melhor carnaval marítimo do país, onde um dos seus atrativos mais visitados é a bela procissão marítima.


Prefeitura Municipal - Pilar - A Administração Municipal do município de Itamaracá encontra-se situada na Avenida João Pessoa Guerra.


Igreja de Nossa Senhora do Pilar - Pilar - A Igreja de Nossa Senhora do Pilar, situada na Praça Papa João XXIII, é uma Igreja que não se sabe com exatidão a data da sua construção. No ano de 1831 converteu-se na igreja paroquial e anos mais tarde, em 1839, foi reconstruída. Seu estilo barroco sofreu grandes reformas na década de 60 do século XX. Em seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira do município. No último domingo de janeiro celebra-se a Festa de Nossa Senhora do Pilar, os fiéis realizam uma procissão marítima com a imagem da santa, é conhecida como 'Buscada'


Igreja Bom Jesus dos Passos - Jaguaribe - A Igreja Bom Jesus dos Passos está localizada em Jaguaribe, Rua Benigno Cordeiro Galvão, ponto de partida da conhecida procissão que da o nome a Igreja. No ano de 1893 foi construída pelos padres capuchinos sobre os restos da antiga Igreja e destaca-se por sua torre campanário de estrutura quadrada situada em um dos lados da sua fachada principal. Em seu interior está o Santo de Roca, miniatura encontrada por um pescador no interior de um tronco no lugar onde está situada a Igreja.


Vila Velha - Vila Velha - Vila Velha é uma das cidades turísticas mais visitadas do município de Itamaracá, lugar onde encontram-se algumas das Igrejas mais importantes de toda a ilha, entre as quais merece destacar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e as ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Vila Velha - A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está localizada na cidade de Vila Velha, ao sul da Ilha de Itamaracá, próxima a um belo mirante natural. Foi construída no final do século XIX, sobre os restos de um forte construído pelos franceses durante sua ocupação no século XVI. Sua arquitetura combina os estilos barroco e renascentista e em seu interior, situada no seu altar principal está a imagem portuguesa de Nossa Senhora da Conceição, doada por Dona Maria I 'A Louca'.


Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Vila Velha - As ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está localizada na Rua João Paulo II, formando parte do conjunto histórico da cidade de Vila Velha. Sua origem é anterior ao século XVII e em suas imediações está situado o cemitério da cidade, construído no ano de 1917. Atualmente encontra-se em estado de ruínas conservando parte dos muros e do frontal, as paredes de seu altar principal possui maravilhosas vistas da desembocadura sul do Canal de Santa Cruz e da ilha conhecida como Coroa do Avião.


Forte Orange O Forte Orange é um dos monumentos mais importantes e visitados da Ilha de Itamaracá. Foi construído pelos holandeses no ano de 1631, depois de sua invasão e está localizado às margens do Oceano Atlântico na entrada sul do Canal de Santa Cruz, em um dos lados da praia do Forte Orange. No final do século XVII foi ocupado pelos portugueses e era conhecido como Fortaleza de Santa Cruz. Na sua entrada destaca sua capela e o Museu da Fundação que leva seu nome.


Museu da Fundação Forte Orange O Museu da Fundação Forte Orange está instalado dentro das dependências do Forte que da o mesmo nome a fundação. Neste museu encontramos numerosas coleções, merecendo especial destaque as dedicadas a construção e história da fortaleza. Foi inaugurado no ano de 1994.


Igreja de São Paulo A Igreja de São Paulo está localizada a aproximadamente 500 metros do Forte Orange. Foi construída a meados do século XIX e no começo pertencia às propriedades de Exploração do Coco. É uma Igreja em estilo maneirista com fachada composta por uma porta central e duas janelas na sua parte superior.


O Peixe-Boi O Peixe-Boi, único mamífero aquático herbívoro do mundo e com mais de 45 milhões de anos, vive nas costas do Brasil e é um peixe grande, pesado e robusto que pode alcançar os 4 metros de longitude e pesar mais de 800 kg. Seu habitat é os rios, seus estuários e o mar, é um animal bastante tranquilo que alimenta-se de vegetais e pode chegar a viver mais de 50 anos.

Existem dois tipos de espécies, o Peixe-Boi amazônico, de menor tamanho que vive no Brasil habitando os rios amazonas e Orinoco; e o Peixe-Boi Marinho, atualmente um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção no Brasil, está protegido pelas leis desde o ano de 1967. Sua caça e comercialização estão penalizadas com prisão.

No ano 1998 o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o IBAMA, fundou na Praia do Forno da Cal o Centro de Preservação do Peixe-Boi Marinho, onde a principal atividade é o estudo e conservação destes magníficos seres. Graças ao Projeto Peixe-Boi os animais doentes são transladados a uma Unidade de Resgate e Reabilitação do próprio projeto, onde curam-se até serem levados ao mar e aí instalarem um chip para poder controlá-los com um sistema de rádio.

Atualmente estão em suas mãos aproximadamente 20 exemplares, e a grande maioria habitam nos aquários da Ilha de Itamaracá, onde podem ser visitados. Ademais existem várias companhias marítimas que levam os turistas a conhecê-los estando em seu habitat natural, embora encontrá-los costuma ser uma tarefa complicada.


Canal de Santa Cruz O Canal de Santa Cruz divide os municípios de Igarassu, Itapissuma e Goiana com a Ilha de Itamaracá. Possui duas desembocaduras, a norte às margens da Praia do Pontal da Ilha e ao sul onde localiza-se a Coroa do Avião. É um lugar tranquilo com águas cristalinas ideal para pratica de todos os tipos de esportes náuticos, em especial a Vela e a Pesca, sua profundidade média não supera os 8 metros.


Rio Jaguaribe Jaguaribe é um rio que nasce no interior da Ilha de Itamaracá e desemboca na costa leste da ilha, formando um belíssimo estuário entre a praia de Jaguaribe e a praia do Sossego.


Corôa do Avião Coroa do Avião é uma Ilha pequena localizada ao sul da Ilha de Itamaracá, na desembocadura sul do Canal de Santa Cruz, formada na década dos 80 século XX pelas forças das correntes marinhas. É uma das zonas mais bonitas e apreciadas do Estado, sede do Centro de Estudo e Conservação das Aves Migratórias da Universidade de Pernambuco. Nesta pequena ilha encontramos barraquinhas onde podemos refrescar-nos e apreciar a deliciosa gastronomia da zona. Existem várias companhias marítimas que fazem o transporte até a ilha, um dos principais pontos de partida é a Praia do Forte Orange.

PRAIAS ITAMARACÁ


Praias As Praias da Ilha de Itamaracá estão localizadas em uma das zonas mais bonitas do litoral brasileiro, ao norte de Pernambuco. Caracterizam-se na sua maioria pelas águas tranquilas, ideais para o banho e a pratica de esportes náuticos, repletas de coqueiros, piscinas naturais e recifes de coral. Uma das mais visitadas pelos turistas é a Praia do Forte Orange, um dos pontos de partida até a Corôa do Avião.


Praia do Pontal da Ilha Praia localizada em frente da Ilha do Celeiro e a Barra de Catuama, no norte do município de Itamaracá e da desembocadura do Canal de Santa Cruz. Estende-se por 2,5 km e é ideal para o banho por ser pouco profunda.


Praia do Fortinho / Enseada dos golfinhos A Praia do Fortinho também conhecida como praia da Enseada dos Golfinhos, está localizada entre a praia de Pontal da Ilha e a Praia do Sossego. Tem uma longitude de aproximadamente 1,5 km e sua tranquila enseada é o lugar ideal para a prática de esportes náuticos, especialmente a pesca e o esqui aquático.


Praia do Sossego / Lance dos Cações Praia situada entre a Enseada dos Golfinhos e a desembocadura do Rio Jaguaribe com uma extensão aproximadamente de 1.000 metros. É ideal para o banho e destaca seus areais que formam-se a 300 metros da Costa nas marés baixas, com suas piscinas naturais entre os recifes de coral.


Praia do Pontal de Jaguaribe Pequena praia de areia fina e água pouco profunda situadas ao norte da Praia do Jaguaribe, na desembocadura do rio Jaguaribe. Perigosa na maré alta, devido a proximidade do rio.


Praia de Jaguaribe Praia urbana localizada no Bairro de Jaguaribe. Tem uma extensão de aproximadamente 2km e caracteriza-se pela areia fina e branca e suas águas tranquilas. Nas suas proximidades realizam-se no mês de agosto o popular Festival de Pesca da Agulha.


Praia de Quatro Cantos Pequena praia urbana localizada entre a Praia de Jaguaribe e a Praia do Pilar. Ideal para o banho pela pouca profundidade de suas águas.


Pilar É a praia urbana mais visitada da Ilha de Itamaracá, localizada em Pilar, capital do município. Tem uma extensão de 2km e caracteriza-se por sua areia fina e branca, suas águas verdes e tranquilas ideais para o banho e a pratica de todo o tipo de esportes náuticos. Merece especial destaque o Cruzeiro de Nossa Senhora de Pilar, situado no mar a 200 metros da Costa.


Baixa Verde / do Currupio Praia de água tranquila e areia fina e branca situada entre a praia do Pilar e a Praia do Rio Âmbar. Nas suas imediações destacam as casas de veraneio e as de pescadores com suas típicas barcas.


Praia do Rio Âmbar Praia localizada na desembocadura do Rio Âmbar, entre a Praia de baixa Verde e a Praia do Forno da Cal. Caracteriza-se por suas casas de veraneio e seus amplos coqueiros.


Forno da Cal Praia situada ao norte da Praia do Forte Orange. Tem uma extensão de 3 quilômetros, de areia fina e branca, caracteriza-se por suas águas tranquilas ideais para o banho. Nas suas imediações encontra-se o Centro de Preservação do Peixe-boi Marinho, um dos principais pontos turísticos da Ilha.


Praia do Forte Orange / de São Paulo A Praia do Forte Orange, também conhecida como Praia de São Paulo, é uma das praias mais visitadas do município de Itamaracá, por contar com um dos monumentos mais importantes da ilha, o Forte Orange, e por ser um dos principais pontos de partida para Ilha da Coroa do Avião. Situa-se entre a praia de Forno da Cal e a desembocadura sul do Canal de Santa Cruz.

MAPA ITAMARACá



ABRASIL TRAVEL CLUBE

ANDROID APP
Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands