A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Maceió na Internet
Wikipedia Maceió
Wikipedia

Youtube Videos Maceió
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Maceió

Gosto   Facebook Twitter

Maceió, capital do Estado de Alagoas está situada na região nordeste do Brasil, entre os Estados de Pernambuco a norte e Sergipe ao sul, às margens do Oceano Atlântico. É conhecida principalmente por suas praias que estendem-se por 40 quilômetros, seu clima agradável e suas piscinas naturais, cravados em um lugar de extrema beleza, rodeado de coqueiros, extensas lagunas e o mar. Atualmente é uma das cidades mais turística e atrativa do nordeste brasileiro, lugar onde os visitantes encontram nas suas praias, suas lagunas, seu rico patrimônio histórico e sua excelente gastronomia, um lugar ideal para passar férias inesquecíveis. Suas praias urbanas são as mais bonitas de todas as capitais brasileiras.

HISTORIA MACEIÓ


A origem de Maceió se remonta a época do descobrimento, nesta época toda a área onde está localizado a população era habitada por índios Tupis que a conheciam como Maçaiok ou Maçayó, que significa 'O que tapa o alagadiço', ao estar rodeada de rios, belas e extensas lagunas e do Oceano Atlântico.

Com a chegada dos colonizadores portugueses no século XVII, a localidade passou a chamar-se Maceió. Neste século foi construída uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, no lugar onde hoje em dia está localizada a Catedral Metropolitana, praça de D. Pedro II, origem da atual população, onde se fundaram as primeiras fábricas

O século XIX foi um momento de grande progresso para a população devido a exportação de açúcar, algodão, espécies, madeira, farinha e couro, entre outras coisas. O porto de Jaraguá, devido a sua boa situação e estar localizado perto das fábricas, foi um dos lugares que impulsionaram este crescimento.

No ano de 1815 foi declarada Vila e anos mais tarde em 1839 lhe foi concedido o título de Capital do Estado de Alagoas, substituindo a Marechal Deodoro.

A partir do século XX o turismo passou a ser a principal fonte de renda de todo o município, que encontra em suas belas praias de águas cristalinas e repletas de coqueiros, suas lagunas, sua rica gastronomia, seus numerosos monumentos e edifícios culturais, a amabilidade de sua gente e sua boa infra-estrutura, o lugar ideal para passar férias.

No ano de 202 Maceió foi eleita por um jurado internacional como a Capital Americana da Cultura, primeira cidade brasileira que recebeu este título e atualmente é uma das mais visitadas do Brasil.

PASSEIO TURISTICO MACEIÓ


Carnaval Em todas as partes do Brasil o Carnaval é uma das mais importantes festas que acontece na cidade. Em Maceió o baile e a diversão estão sempre garantidos. Está festa é realizada no mês de Fevereiro e no transcurso da festa são contínuos os desfiles de carros alegórico por todas as ruas da cidade.

Dias antes do começo da festa já começam os preparativos, sendo um dos mais importantes a eleição do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, realizado todos os anos na Praça Multieventos do Bairro de Pajuçara.

Além disso, no mês de Dezembro coincidindo com o aniversário de Maceió acontece o Maceió Fest, um carnaval fora de época realizado nas imediações da conhecida Praia de Pajuçara.


Centro - Maceió - O Centro é o bairro onde encontramos os edifícios e monumentos mais importantes da cidade de Maceió. Entre a grande quantidade de Palácios e Igrejas que encontramos, merecem especial atenção, a Catedral Metropolitana, a Assembléia Legislativa, a Igreja do Senhor do Bom Jesus dos Martiríos, o Palácio Floriano Peixoto, a Igreja de Nossa Senhora dos Rosários Pretos e o Teatro Deodoro. Também ao seu redor destacam o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e o Museu de Antropologia e Folclore Théo Brandão.


Catedral Metropolitana - Maceió - A Catedral Metropolitana de Maceió, conhecida como Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade, está localizada na Praça D. Pedro II. É uma das Igrejas mais importantes do Estado de Alagoas, sua construção foi iniciada no ano de 1859 pelo imperador D. Pedro II e sua esposa Tereza Cristina. É uma Igreja em estilo eclético com planta retangular, que destaca pelas altas torres campanário situadas em cada um dos lados da sua fachada principal. No seu interior, ricamente decorado, destacamos seu altar mor, feito em cedro e com dois altares laterais dedicados a São Sebastião e a São Miguel, além da bela Capela do Santíssimo Sacramento.


Assembléia Legislativa - Maceió - A Assembléia Legislativa de Maceió está situada à Praça D. Pedro II, ao lado da Catedral Metropolitana, alojada em um palácio de meados do século XIX. No seu interior está guardada uma interessante coleção de quadros de pintores famosos.


Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - Maceió - O Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas está situado na Rua do Sol, instalado em um edifício de finais do século XIX, antiga residência de Américo Passos Guimarães, adquirida a princípios do século XX pelo governo do Estado. No seu interior está guardado um importante acervo de pinturas, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, coleção mais completa de todo Brasil.


Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios - Maceió - A Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios, situada na Praça Floriano Peixoto, foi em suas origens uma pequena capela que no ano de 1864 foi reformada e ampliada até ser convertida na atual Igreja. É uma Igreja de linhas ecléticas que combina na sua arquitetura os estilos barroco e neoclássico, onde destaca sua bela fachada principal, recoberta de azulejos portugueses de cor azul, que apresenta duas belas torres campanário de planta quadrada em cada um dos seus lados.


Palácio Floriano Peixoto - Maceió - O Palácio Floriano Peixoto, conhecido popularmente como palácio dos Martírios, está localizado na Praça Floriano Peixoto. Foi construído a finais do século XIX pelo engenheiro Carlos Jorge Calheiros de Lima e inaugurado no ano 1902. Atualmente é sede do Governo do Estado.


Igreja de Nossa Senhora dos Rosários Pretos - Maceió - A Igreja de Nossa Senhora dos Rosários Pretos foi construída no ano de 1836 na Rua do Sol. No início foi uma capela construída pelos negros no ano de 1820. Destaca por sua única torre campanário que sobressai a um dos lados de sua fachada principal, em frente da qual encontramos uma torre de menos altura, de estrutura quadrada decorada com pináculos em suas esquinas.


Teatro Deodoro - Maceió - O Teatro Deodoro está localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Foi construído nos primeiros anos do século XX e é o centro cultural mais importante da população, lugar onde desenvolve-se no decorrer do ano numerosos atos culturais, destacando as apresentações teatrais. Sua bela arquitetura combina os estilos neoclássicos e barroco, que o convertem em um dos teatros mais belos do Brasil. Atualmente é sede da Fundação Teatro Deodoro.


Museu de Antropología e Folclore Théo Brandão - Maceió - O Museu de Antropologia e Folclore Théo Brandão está localizado na Avenida da Paz às margens da Praia da Avenida, Praça Sinimbu. Guarda no seu interior uma importante coleção de arte popular doada pelo seu padroeiro, Théo Brandão, está composta de objetos e peças de diferentes países, na maior parte de Espanha, Portugal e México. Foi inaugurado no ano de 1977.


Correto de Maceió - Maceió - O Correto de Maceió localizado na Avenida da Paz, às margens do Oceano Atlântico. É um pequeno monumento Monóptero de planta circular, que no lugar de muros sustenta-se com várias colunas. Foi o prefeito Jayme da Altavila quem ordenou a sua construção no ano de 1927.


Bairro Histórico do Jaraguá - Maceió - O Bairro Histórico de Jaraguá é um dos bairros mais antigos de Maceió, lugar onde está a sede do comércio da cidade, o Porto de Jaraguá. Destacam seus numerosos monumentos entre os quais merecem especial destaque a Associação Comercial e o belo palácio onde encontra-se instalado o Museu da Imagem e do Som de Alagoas. Situado à beira do Oceano Atlântico, atualmente é a grande referência da noite maceioense, lugar onde encontramos os bares e restaurantes mais visitados da cidade.


Associação Comercial - Maceió - A Associação Comercial de Maceió localizada na Rua Sá de Albuquerque, no interior do palácio do Comércio, edifício em estilo neoclássico com fachada greco-romana considerado o edifício mais belo do bairro de Jaraguá. Sua construção foi iniciada no ano de 1923 e foi inaugurado em 1928.


Museu da Imagem e do Som de Alagoas - MISA - Maceió - O Museu da Imagem e do Som de Alagoas, MISA, está localizado na Praça Dois Leões, Bairro de Jaraguá, no interior de um belo edifício construído no ano de 1869 e foi utilizado como Conselho Provincial, recebedoria Fiscal e Inspetoria Fiscal, antes de converter-se no atual Museu. Guarda no seu interior grande parte da história da cidade, registrada em fotografias, fitas e vídeos, entre outras mídias, relacionada com os principais acontecimentos políticos e sociais do Estado de Alagoas.


Museu de Arte Brasileira - Fundação Pierre Chalita - Maceió - O Museu de Arte Brasileira, Fundação Pierre Chalita, está localizado na Praça Manuel Duarte, Bairro de Jaraguá. Guarda no seu interior uma interessante coleção de esculturas e pinturas de artistas brasileiros, na maioria do Estado de Alagoas, além do mobiliário, cerâmica, pinturas e objetos de prata


Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo - Maceió - A Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo foi construída entre o final do século XIX e princípio do século XX, primeira Igreja a ser construída no Bairro de Jaraguá


Piscinas Naturais de Pajuçara - Maceió - As piscinas naturais de Pajuçara estão localizadas aproximadamente a 2 Km da costa e são uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade de Maceió. Formam-se com as marés baixas e são dignas de serem visitadas pela sua extraordinária beleza. Existem pequenas embarcações que fazem o transporte até elas em apenas 15 minutos, uma boa parte delas têm o seu ponto de partida na praia de Pajuçara. Suas águas tranquilas e cristalinas, cheias de peixes coloridos, são ideais para os amantes do mergulho.


Farol - Maceió - Farol é o bairro de Maceió situado na parte mais alta da cidade. Nas suas imediações encontra-se o Museu de História Natural, além dos numerosos mirantes entre os quais destacamos o Mirante de São Gonçalo.


Museu da História Natural - Maceió - O Museu da História Natural está instalado em um edifício da Rua Aristeu de Andrade, Bairro do Farol. No seu interior realizam-se atividades relacionadas com o estudo dos seres naturais, zoológicos, botânicos e minerais, destacando as coleções de insetos e conchas.


Mirante São Gonçalo - Maceió - O Mirante de São Gonçalo está situado na Praça Rosalvo Ribeiro, Bairro do Farol. Desde suas imediações podemos desfrutar de maravilhosas vistas panorâmicas de toda a cidade e do Oceano Atlântico.


Museu do Esporte - Maceió - O Museu do Esporte de Maceió está instalado no Estádio Rei Pelé, situado na Avenida Sigueira Campos do bairro de Trapiche da Barra. No seu interior encontramos expostas numerosas coleções de fotografias, revistas, jornais, camisetas, vídeos, medalhas, troféus, entre outros, a maior parte relacionados com o esporte Rei do Brasil, o Futebol. É um Museu indispensável para conhecer a história do futebol no Brasil, e no resto do mundo.


Igreja de Nossa Senhora da Guia - Maceió - A Igreja de Nossa Senhora da Guia situa-se na Rua Benjamim Constant, bairro do Trapiche da Barra.


Lagoas Manguaba e Mundaú - Maceió - As Lagoas Manguaba e Mundaú são as maiores de Maceió, com uma área aproximada de 34 e 23 km2 respectivamente. No seu belo entorno, um dos seus principais atrativos são os passeios em barco pelas ilhas e ilhotas. Suas águas são ideais para a prática de todo o tipo de esportes náuticos e nelas habitam numerosas espécies de peixes, crustáceos e moluscos.


Ecopark Aquático - Maceió - O Parque Aquático de Maceió, é um dos maiores parques aquáticos do Estado de Alagoas, está localizado na Via Expressa, Bairro da Serraria, no interior de uma reserva ambiental. Conta com muitas atrações turísticas entre as quais destacamos a maior piscina com ondas do nordeste brasileiro, além de restaurantes, viveiros de aves exóticas, zonas de pesca e caminhos ecológicos onde se pode realizar passeios a cavalo. É um lugar ideal para passar férias com a família.


Passaredo Acquapark - Maceió - Outro parque aquático é o Passaredo Acquapark está localizado na rua Bela Vista do Bairro de Tabuleiro dos Martins.

PRAIAS MACEIÓ


Praias O litoral de Maceió está repleto de areais, principais atrações turísticas do município, rodeados de coqueiros, pântanos, lagunas e rios. Estende-se por aproximadamente 40 quilômetros, desde a praia de Ipioca até a praia do Pontal da Barra, caracterizam-se por suas águas de cor verde intenso ideais para prática de todos os esportes náuticos. Uma das praias mais freqüentadas é a Pajuçara com suas piscinas naturais localizadas entre os recifes é uma das atrações mais visitadas pelos turistas.


Praia de Ipioca Praia mais ao norte do município de Maceió, situada a 18 quilômetros do centro da capital. Caracteriza-se por sua areia branca, grande quantidade de coqueiros e águas tranquilas ideais para o banho. Merece destaque nas suas proximidades a casa onde Marechal Floriano Peixoto passou sua infância.


Pratagi / Mirante da Sereia Bela praia com coqueiros e piscinas naturais. Conhecida como Mirante da Sereia pela bela escultura de uma sereia situada sobre os recifes de corais.


Praia de Raicho Doce Praia com mar calmo, areias brancas e piscinas naturais. Bem frequentada e famosa pelos doces caseiros e os produtos do mar que são servidos nos bares e restaurantes da zona.


Praia de Garça Rota Praia deserta e pouco visitada, caracteriza-se pelas suas águas de cor azul esverdeada, sua areia fina e dourada e a grande quantidade de coqueiros.


Praia de Guaxuma Bela praia localizada a 8 quilômetros a norte de Jatiúca. Encontra-se repleta de coqueiros e caracteriza-se pelos recifes de corais existentes em toda a zona.


Praia de Jacarecica Bela praia rodeada de coqueiros e com fortes ondas, ideais para os amantes do surf e da pesca


Praia de Cruz das Almas / Lagoa da Anta Situada a 6 quilômetros de Maceió e com boa infra-estrutura hoteleira. Graças a suas fortes ondas é uma das praias preferidas pelos surfistas


Praia Jatiúca Localizada a 4 quilômetros do centro de Maceió, é freqüentada pelos surfistas devido as suas fortes ondas, também destacamos o seu ambiente noturno.


Praia Ponta Verde Considerada a melhor praia urbana de Maceió, com águas tranquilas e cristalinas ideais para o mergulho e o windsurf. Nos seus arredores encontramos diversos hotéis, bares e restaurantes, é famosa pela sua agitação noturna.


Praia dos Sete Coqueiros Situada na ponta norte da enseada de Pajuçara, é um dos pontos de partida para as piscinas naturais de Pajuçara. Nos seus arredores realizam-se todos os dias a Feira do Artesão Alagoano


Praia de Pajuçara Está localizada à 2Km do centro de Maceió e caracteriza-se pelas suas águas tranquilas ideais para o banho. É uma das praias mais freqüentadas pelos turistas, principal ponto de partida para as Piscinas Naturais de Pajuçara, situada entre os recifes de coral a 2Km da costa.


Praia da Avenida da Paz Praia urbana situada nas proximidades do porto, centro da cidade.


Praia do Sobral Bela praia localizada nos arredores do Bairro que leva o mesmo nome. Caracteriza-se pelas fortes ondas e é frequentada pelos amantes do surf.


Praia do Pontal da Barra Está localizada justo no ponto de encontro entre a Lagoa de Mundaú e o Oceano Atlântico. Possui ótimas ondas para a prática do surf.

FOTOS MACEIó


MAPA MACEIó



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands