A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Petrópolis na Internet
Wikipedia Petrópolis
Wikipedia

Youtube Videos Petrópolis
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Petrópolis

Gosto   Facebook Twitter

Petrópolis, capital do município com o mesmo nome, é a única 'Cidade Imperial' em toda América do Sul. Localiza-se na região Verde Imperial do Estado do Rio de Janeiro, na Serra do Mar, conhecida popularmente como Serra da Estrela, lugar onde pode praticar todo tipo de esportes de aventura em contato com a natureza, em especial o Parque Nacional da Serra dos Órgãos um dos seus principais símbolos. Possui um rico Patrimônio Monumental e Cultural, seus monumentos mais visitados são a Catedral, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e todos os edifícios que concentram-se na esplêndida Avenida Koeler. Além disso, destaca o distrito de Itaipava como uma das zonas de melhor ambiente de todo o município, lugar onde concentram-se os melhores hotéis, restaurantes, bares e lugares noturnos da cidade.

HISTORIA PETRÓPOLIS


A Serra da Estrela, onde está localizado o município de Petrópolis, nas suas origens foi habitada por índios Coroados. Foi desconhecida nos primeiros anos de colonização portuguesa por culpa da sua localização, rodeada de enormes montanhas e por bravos índios que viviam e protegiam estas terras.

A princípios do século XVIII com a construção do Caminho Novo, utilizado para transportar o ouro de Minas Gerais, os portugueses conseguiram conquistar todo o território.

Petrópolis foi fundada no dia 16 de março de 1843 pelo Imperador Dom Pedro II e elevada à categoria de cidade no ano de 1857. Anos mais tarde converteu-se no lugar de veraneio preferido pela Corte Imperial e o governo transferiu sua capital para esta cidade. No ano 1981 recebeu o atual título de Cidade Imperial.

Foi capital do Estado do Rio de Janeiro desde o ano 1894 até o ano de 1903 e residência de veraneio dos presidentes da República, convertendo-se em um dos pontos turísticos mais importantes do país e freqüentado por artistas, intelectuais, políticos e famosos, que construíram luxuosas residências.

Atualmente Petrópolis segue conservando sua elegância e é visitada ao longo de todo o ano por milhares de turistas que encontram no seu rico patrimônio monumental e cultural um de seus principais pedidos turísticos, seu Centro Histórico está repleto de igrejas, palácios, edifícios históricos, teatros e galerias culturais.

Outro dos seus grandes atrativos é todo o ambiente natural em que está situado, com belas montanhas, vales, parques, rios e cascatas. Um dos seus principais símbolos naturalista é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

PASSEIO TURISTICO PETRÓPOLIS


Catedral de São Pedro de Alcântara A Catedral de São Pedro de Alcântara é o monumento mais importante da cidade. Está localizado na Rua São Pedro de Alcântara e foi construída em estilo neogótico francês entre o ano de 1884 e o ano de 1939. Destaca por sua alta e bela torre principal, que alcança os 70 metros de altura e no seu interior está a 'Capela Imperial', com os restos mortais de D. Pedro II, Dona Teresa Cristina, a Princesa Isabel e o Conde D'Eu, entre outras autoridades.


Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus está situada na Rua Montecaseros, centro da cidade. Foi construída pelos alemães entre o ano de 1872 e 1874, que a utilizaram como lugar de culto e reuniões.


Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brasileira A Igreja Evangélica Luterana Brasileira é a igreja mais antiga da cidade e está localizada na Avenida Ipiranga. Foi mandada construir no ano de 1862 pelo Pastor George Gottlo Stroele aos colonos alemães, inaugurando-se anos mais tarde. No final do século XIX foi reformada e atualmente somente conserva a cúpula principal de seu aspecto original. Destaca sua alta e bela torre construída no centro de sua fachada principal.


Igreja de Santo Antônio A Igreja de Santo Antônio, localizada no alto da Serra, é do estilo neogótico, foi mandada construir pelo Visconde de Ouro Preto no final do século XIX. No ano de 1998 foi declarada Patrimônio Cultural.


Avenida Koeler A Avenida Koeler é uma das principais avenidas da cidade, lugar onde concentram-se numerosos edifícios culturais e históricos levantados entre a segunda metade de século XIX e princípios do século XX. Encontra-se rodeada de amplos e belos jardins com flores e frondosas árvores.


Monumento a Koeler O Monumento a Koeler construído na Praça Princesa Isabel, enfrente da Catedral de São Pedro de Alcântara. Está dedicado a Júlio Frederico Koeler, principal realizador do plano urbanístico da cidade.


Trono de Fátima O Trono de Fátima é um monumento dedicado a Nossa Senhora de Fátima localizado na Rua do Bispo Dom José. Está formado por uma grande imagem da Santa, de 3,5 metros de altura, protegida por uma grande cúpula sustentada por colunas. Destacam-se as espetaculares vistas da cidade que se obtém desde suas imediações.


Palácio Imperial O Palácio Imperial é um edifício em estilo neoclássico construído na segunda metade do século XX na Rua da Imperatriz. Destacam seus belos jardins decorados com estátuas gregas, fonte e carruagem de época. Na atualidade é sede do Museu Imperial.


Palácio de Cristal O Palácio de Cristal, foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1967, localiza-se na Praça da Confluência, Rua Alfredo Pachá, formando parte de um belo conjunto arquitetônico rodeado de amplos bosques e jardins. Foi inaugurado no ano de 1884 e é uma réplica do Cristal Palace em Londres construído em ferro e cristal vitrificado. Foi recentemente restaurado.


Palácio Sérgio Fadel - Prefeitura Municipal de Petrópolis O Palácio Sérgio Fadel, atual Prefeitura Municipal de Petrópolis, está situado na famosa Avenida Koeler, no centro da Cidade.


Palácio Amarelo O Palácio Amarelo está situado no centro da cidade, Praça Visconde de Mauá. Foi construído a meados do século XIX e utilizado como residência pelo Barão de Guaraciaba. Atualmente é a sede da Câmara Municipal de Petrópolis.


Palácio da Princesa Isabel O Palácio da Princesa Isabel está situado na Avenida Koeler e foi mandado construir a meados do século XX pelo Barão do Pilar. No ano de 1876 foi adquirido pela Princesa Isabel e o Conde D'Eu, passando a ser sua residência oficial até a proclamação da república. Atualmente é sede da Cia Imobiliária de Petrópolis e do Antiquário da Princesa, e foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


Palácio Quitandinha O Palácio Quitandinha é um belo edifício em estilo normando construído no ano de 1944 na atual Avenida Joaquim Rolla. Foi restaurado no ano de 1989 e atualmente é um dos centros culturais mais importantes de todo o município, sede do Teatro Mecanizado, que destaca por sua grande capacidade e seus três palcos giratórios, do Salão Marconi e do Casino Salão Mauá.


Palácio Itaboraí O Palácio Itaboraí localiza-se na Rua Visconde Itaboraí, Valparaíso. É um edifício neoclássico, nas suas origens foi residência e veraneio dos governadores do Estado. No ano de 1982 foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


Relógio de Flores O Relógio de Flores localiza-se em frente da Universidade Católica de Petrópolis, na Rua Barão do Amazonas. Foi inaugurado no ano de 1972 para comemorar os 150 anos da independência do Brasil.


Casa de Petrópolis A Casa de Petrópolis foi construída no ano de 1884 por José Tavares Guerra na Avenida Ipiranga. É um dos edifícios que melhor representa a típica arquitetura eclética do final do século XIX. Seu interior é sede do Instituto de Cultura e possui importantes pinturas murais. Merece especial destaque os belos jardins de suas imediações, projetados por Augusto Glaziou.


Casa de Rui Barbosa A Casa de Rui Barbosa está situada na Avenida Ipiranga rodeada de amplos e belos jardins. Nela residiu e morreu um dos personagens mais importantes do Império e dos primeiros anos da República, Rui Barbosa. Atualmente é de propriedade privada.


Casa do Barão de Mauá A Casa do Barão de Mauá, Irineo Evangelista de Souza, é um elegante palácio rodeado de jardins localizado na Praça da Confluência. Foi construído no século XIX e é um claro exemplo de arquitetura neoclássica. Atualmente é sede da PETROTUR, Centro de Informações Turísticas da Cidade.


Casa da Antiga Fazenda Samambaia A Casa da Antiga Fazenda Samambaia localiza-se no Distrito de Cascatinha. Foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1951 e atualmente é de propriedade privada.


Museu Imperial O Museu Imperial está instalado no interior do Palácio Imperial, na Rua da Imperatriz. Guarda uma importante coleção de relíquias do Império, mobiliário, jóias, porcelanas e numerosos documentos, um de seus tesouros mais importantes é a Coroa de D. Pedro II. Algumas de suas salas são utilizadas pelo Arquivo Histórico do Museu Imperial.


Museu Casa de Santos Dumont - 'A Encantada' O Museu Casa de Santos Dumont, conhecida como 'A Encantada', localiza-se na Rua do Encanto, centro da cidade. Foi mandada construir por Alberto Santos Dumont, 'Pai da Aviação' e utilizada como residência de veraneio.


Centro de Cultura Raul de Leoni O Centro de Cultura Raul de Leoni é um dos espaços culturais mais importantes de Petrópolis. Está situado na Praça Visconde de Mauá e conta com teatro, cinema, biblioteca e várias galerias de arte. Foi inaugurado no ano de 1977.


Teatro Municipal Paulo Gracindo O Teatro Municipal Paulo Gracindo, antigo Teatro Imperial, está localizado na Praça Expedicionários, centro da cidade. Foi inaugurado no ano de 1933 e atualmente no seu interior se realizam diferentes atos culturais.


Castelo de São Manoel O Castelo de São Manoel está localizado em Corrêas, Rua Castrelo São Manoel. Foi construído nas primeiras décadas do século XX.


Parque Nacional da Serra dos Órgãos O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma zona protegida criada no ano de 1939, principal símbolo natural do município. Tem uma área de quase 12.000 hectares, que estende-se pelos municípios de Guapimirim, Magé, Teresópolis, e na sua maioria pelo de Petrópolis. É um verdadeiro paraíso natural onde habitam numerosas espécies de animais e plantas, muitos deles em perigo de extinção e protegidos pela lei. Destacam-se suas montanhas, vales, bosques, rios, cascatas e piscinas naturais, é freqüentado pelos amantes dos esportes de aventura e risco, especialmente o alpinismo. Seus picos mais importantes são Pedra do Sino, Pedra-Açú, Dedo de Deus e Dedo de Nossa Senhora. Conta com boas infra estruturas de serviços, bares, restaurantes, camping e área de descanso.


Parque Cremerie O Parque Cremerie é uma das áreas mais importantes da cidade, conhecido por seus belos jardins, piscinas e seu lago com pedalinhos. Está situado na Estrada da Independência.


Itaipava - Distrito Turístico Itaipava é o Distrito Turístico mais importante de Petrópolis. Localiza-se às margens da Estrada União Indústria, primeira Estrada de Rodagem do Brasil, e é famosa por sua excelente infra-estrutura hoteleira, bares, restaurantes e locais de ambiente noturno animado. Outro de seus grandes atrativos são suas instalações esportivas e de lazer, uma das mais importantes é o Parque Municipal de Petrópolis, sem esquecer do Castelo Barão de Itaipava, seu monumento mais importante.


Parque Municipal de Petrópolis O Parque Municipal de Petrópolis é a maior área pública de lazer de todo o município, freqüentado pelos amantes do ciclismo, dos esportes e dos extensos passeios. Situa-se no Distrito Turístico de Itaipava, ao longo da Estrada União e Indústria, e conta com várias pistas esportivas, como para bicicleta, para moto cross e locais e praças onde realizam-se durante todo o ano diferentes atos e festas populares.


Castelo Barão de Itaipava O Castelo Barão de Itaipava situa-se na Estrada União e Indústria do Distrito de Itaipava. Foi construído no ano de 1920 com material europeu e destaca-se por suas autêntica réplica de um castelo medieval. Em uma das torres existe uma cópia do batistério da Catedral de São Pedro.

MAPA PETRóPOLIS



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands