A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Porto Alegre na Internet
Wikipedia Porto Alegre
Wikipedia

Youtube Videos Porto Alegre
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Porto Alegre

Gosto   Facebook Twitter

Porto Alegre, Capital do Estado do Rio Grande do Sul e conhecida como a 'Capital dos Gaúchos', localiza-se na margem esquerda do Rio Guaíba, ao sul do país. É a quinta cidade mais visitada do Brasil, declarada 'Capital Cultural do Mercosul', e os turistas são atraídos por seu numeroso patrimônio cultural e arquitetônico, inundada de edifícios históricos, monumentos, templos, teatros, museus, bibliotecas e universidades. É considerada uma das cidades mais arborizadas de todo o Mundo, com numerosas praças, jardins, parques e reservas naturais, e uma das cidades que tem melhor qualidade de vida de todo o país. Além disso, conta com lagos, ilhas e montanhas com uma exuberante vegetação em todo os seu entorno, onde os amantes dos esportes em contato com a natureza encontram um dos melhores lugares de todo o Brasil para pratica-los. Um dos seus monumentos mais importantes e visitado é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus.

HISTORIA PORTO ALEGRE


Os primeiros dados que se tem da ocupação destas terras se remontam ao século XVIII, antigamente toda a zona esteve habitada pelas tribos indígenas dedicadas a caça e a pesca. No ano de 1725 o tropeiro Jerônimo de Ornelas Menezes e Vasconcelos, natural de Madeira e residente em São Paulo, escolheu como ponto de descanso para suas tropas a Lagoa de Viamão, ficando encantado com seu maravilhoso entorno.

No ano de 1740 estas terras foram doadas ao famoso tropeiro, o qual se instalou nelas acompanhado de toda a sua família fundando assim um pequeno povoado que pertencia ao município de Viamão. A meados do século XVIII, no ano de 1752, chegam ao lugar dezenas de famílias de portugueses e o povoado passou a denominar-se Porto de São Francisco de Casais.

Anos mais tarde, no ano de 1772, este povoado passa a ser a freguesia de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre e um ano mais tarde se converte na Capital da Capitania de São Pedro do Rio Grande, substituindo a Viamão. A partir deste momento foram constantes os conflitos e as guerras, que atrasaram o crescimento da cidade até o começo do século XIX.

Somente no ano de 1810 foi quando começou a ser conhecida simplesmente como Porto Alegre e foi elevada a Vila, desvinculando-se do município de Viamão ao qual havia pertencido desde de suas origens. Estes anos foram de grande progresso para toda a população que no ano de 1822 recebeu o título de cidade e se converteu na Capital do Estado do Rio Grande do Sul.

Na segunda metade do século XIX foi colonizada pelos italianos e alemães, os quais deram um grande impulso a sua economia. Sua constante fidelidade ao trono imperial motivou que o imperador do Brasil lhe outorga o título de 'Cidade Leal e Valerosa', que ainda conserva.

Hoje em dia Porto Alegre é uma das cidades do Brasil mais visitada pelos turistas e umas das suas principais procuras turísticas são o seu rico patrimônio cultural e monumental, toda a cidade está repleta de edifícios históricos, templo, teatros, museus, bibliotecas e universidades, e o maravilhoso entorno natural onde se localiza, freqüentado pelos amantes dos esportes em contato com a natureza.

PASSEIO TURISTICO PORTO ALEGRE


Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Madre de Deus é o principal templo do município e situa-se na Rua Duque de Caxias, na Praça Marechal Deodoro. Foi construída sobre os restos de um antigo templo construído entre os anos de 1779 e 1820, que foi derrubado no ano de 1920 para a construção da atual Catedral. Foi inaugurada no ano de 1986 e se destaca a sua cúpula de mármore branco, uma das maiores do mundo.


Igreja Nossa Senhora das Dores A Igreja Nossa Senhora das Dores situa-se na Rua Riachuelo e é a igreja mais antiga da cidade. Sua construção durou 97 anos, desde 1807 até 1904, e foi declarada patrimônio Federal no ano de 1938. Merece especial destaque as estátuas da sua fachada mor que representam a fé, a esperança e a caridade.


Igreja Nossa Senhora da Conceição A Igreja Nossa Senhora da Conceição situa-se no centro da cidade, Avenida da Independência. Foi construída no final do século XIX em estilo barroco tardio e é um dos templos da cidade de maior valor artístico. Destaca-se sua beleza interior.


Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes foi inaugurada no ano de 1875 na Praça dos Navegantes. Nos seus arredores se realiza a popular festa da Nossa Senhora dos Navegantes.


Igreja do Santíssimo Sacramento - Igreja Santa Teresinha A Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida também como a Igreja de Santa Teresinha, se localiza na Avenida José Bonifácio. É um templo em estilo gótico fundado no ano de 1924 que guarda em seu interior uma bela imagem da Santa.


Palácio Piratini - Museu O Palácio Piratini situa-se na Praça Marechal Deodoro. Sua construção se iniciou no ano de 1890 e foi inaugurado no ano de 1921 convertendo-se na sede do Governo Estadual. No seu interior se guardam importantes pinturas que nos mostram um pouco mais da história de todo o Estado. Foi declarado no ano de 1986 patrimônio Histórico Estadual.


Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho situa-se instalado em um edifício da Avenida Bento Gonçalves. Guarda um importante acervo com documentos, jornais e revistas que mostra a história do município.


Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS O Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, situa-se instalado em um edifício em estilo neoclássico construído no ano de 1910 na Praça da Alfândega, foi declarado Patrimônio Estadual no ano de 1983. No seu interior se guarda a maior coleção de obras de arte de todo o Estado do Rio Grande do Sul.


Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS O Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul situa-se na Rua Salvador Franá, Jardim Botânico. Guarda uma exposição permanente de flora e fauna nativa do Estado e uma importante coleção de fósseis.


Museu do Trabalho O Museu do Trabalho situa-se no centro da cidade, na Rua dos Andradas. No seu interior se exibem numerosas coleções que nos mostram a evolução da economia em todo o município, além de exposições de artes plásticas. Foi inaugurado no ano de 1982.


Museu Joaquim José Felizardo O Museu Joaquim José Felizardo, fundado no ano de 1979 pelos historiadores Nilo Ruschel e Walter Spalding, se encontra instalado na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa. No seu interior se exibem no decorrer do ano diferentes exposições temporárias e se realizam cursos e atividades culturais.


Museu Júlio de Castilhos O Museu Júlio de Castilhos foi criado no ano de 1903 e é o mais antigo de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Rua Duque de Caxias, instalado em um edifício do século XIX declarado Patrimônio Nacional no ano de 1938, residência do presidente do Estado Júlio de Castilhos desde o ano de 1898 até 1903. Possui um valioso acervo histórico, cultural e artístico relacionado com a história do município.


Teatro São Pedro O Teatro São Pedro situa-se no centro da cidade, na Praça Marechal Deodoro. É um belíssimo edifício em estilo neoclássico construído a meados do século XIX, um dos mais belos do Brasil. Foi declarado Patrimônio Estadual no ano de 1984. No seu interior se realizam no decorrer do ano numerosos espetáculos de música, dança e teatro.


Praça da Matriz - Praça Marechal Deodoro A Praça da Matriz, conhecida também como Praça Marechal Deodoro é uma das principais praças da cidade onde se destacam os principais monumentos de Porto Alegre. Merece especial destaque, a Catedral Metropolitana, a Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Teatro São Pedro.


Correios e Telégrafos O edifício de Correios e Telégrafos de Porto Alegre foi construído no ano de 1910 em estilo barroco germânico. Se destaca por suas torres assimétricas e suas cúpulas em bronze. Foi tombado pelo Patrimônio Nacional no ano de 1981.


Casa de Cultura Mário Quintana A Casa de Cultura Mário Quintana situa-se na Rua dos Andradas e é um edifício em estilo barroco declarado Patrimônio Histórico Estadual no ano de 1982. Conta com biblioteca, salas de exposições, teatro, cinema e um café com belíssimas vistas do Rio Guaíba.


Casa Firmino Torelli A Casa Firmino Torelli é um belo edifício em estilo renascentista localizado na Avenida da Independência, atualmente é a sede da Secretaria Municipal da Cultura da Cidade. Foi declarado Patrimônio Histórico no ano de 1987.


Centro Cultural Usina do Gasômetro O Centro Cultural Usina do Gasômetro foi inaugurado no ano de 1991 e se localiza na Avenida Presidente João Goulart, no centro da cidade. É um dos centros culturais mais importantes de todo o estado do Rio Grande do Sul e se localiza na Antiga Usina Termoelétrica, declarada Patrimônio Estadual no ano de 1983.


Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues O Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodriguez situa-se na Avenida Érico Veríssimo. Seu interior abriga o Teatro Renascença e a Sala de Teatro Álvaro Moreyra, além de várias salas de exposições.


Chalé da Praça XV O Chalé da Praça XV está situado junto ao Largo Glênio Peres, na Praça XV de Novembro. Foi construído no ano de 1874 e era um restaurante tradicional do centro da cidade, freqüentado pela alta sociedade, pelos boêmios e os intelectuais. Foi declarado Patrimônio Histórico no ano de 1998 e atualmente foi reaberto e é a sede do Restaurante-Escola do Senac.


Mercado Público Central O Mercado Público Central se localiza na Praça XV de Novembro. Foi inaugurado no ano de 1869 e no decorrer da sua história suportou ampliações e modificações, especialmente no ano de 1995 e 1996. Foi declarado Patrimônio Histórico no ano de 1979.


Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Paço dos Açorianos A Prefeitura Municipal de Porto Alegre situa-se instalada no Paço dos Açorianos, Praça Montevidéu. É um belo palácio em estilo neoclássico construído nos últimos anos do século XIX e inaugurado no ano de 1901. No ano de 1979 foi declarado Patrimônio Histórico.


Solar dos Câmara O Solar dos Câmara se localiza na Rua Duque de Caxias e abriga um casario colonial português construído no ano de 1818 e foi declarado Patrimônio Nacional no ano de 1963. Atualmente é a sede do Centro de Documentação da História Política do Rio Grande do Sul e do museu e a biblioteca da Assembléia Legislativa.


Fonte Talavera de La Reina A Fonte Talavera de la Reina situa-se na Praça Montevidéu, no cento da cidade, em frente a Prefeitura Municipal. Foi realizada na Espanha, precisamente na Talavera de La Reina, Província de Toledo, e doada a Porto Alegre no ano de 1935. Destaca-se por sua beleza.


Monumento aos Açorianos O Monumento aos Açorianos situa-se no Largo dos Açorianos, no interior do Parque dos Açorianos. Foi construída no ano de 1974 em homenagem aos colonizadores portugueses.


Ponte de Pedra A Ponte de Pedra situa-se no centro da cidade, parque dos Açorianos. Foi inaugurada no ano de 1848 pelo Duque de Caxias e foi utilizada para salvar o Arroio Dilúvio. Está formada por três arcos e foi declarada Patrimônio Histórico no ano de 1979.


Rio Guaíba O Rio Guaíba banha o município de Porto Alegre e desemboca na Lagoa do Patos. Merece especial destaque os maravilhosos pôr do sol que se pode observar desde seus arredores.


Delta do Jacuí O Delta do Jacuí é uma área de conservação criada no ano de 1979 para abrigar e proteger as terras do município de Porto Alegre e os seus arredores. Tem uma área de 17.000 hectares que se estende pelos municípios de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Triundo. Um dos seus principais atrativos são os passeios em barcos turísticos por toda a zona, onde se destaca as 30 ilhas que formam o Arquipélago do Delta do Jacuí.


Ilha da Pintada Ilha da Pintada situada no interior do Parque Estadual Delta do Jacuí, próxima ao centro da cidade. É a maior e mais importante ilha do Arquipélago do Delta do Jacuí, visitada pelos numerosos turistas todos os anos.


Morro Santana O Morro Santana é o topo da cidade, freqüentado pelos amantes dos esportes aventura. Seu cume situa-se a 311 metros de altitude e está rodeado de extensos, lagos, rios e cascatas.


Morro Santa Teresa O Morro Santa Teresa, conhecido popularmente como Morro da TV, situa-se no bairro com o mesmo nome, a 148 metros do nível do mar. No seu entorno estão instaladas várias emissoras de TV e rádio de Porto Alegre.


Morro São Pedro O Morro São Pedro é uma formação montanhosa que alcança os 189 metros de altitude. Localiza-se entre os bairros de Restinga e Lami e se destaca pelas maravilhosas vistas panorâmicas de toda a zona que se observam em seus arredores.


Parque Natural do Morro do Osso O Parque Natural do Morro do Osso situa-se ao sul de Porto Alegre e é uma das áreas verdes mais importantes da cidade. Tem uma extensão de 127 hectares e em seu entorno habitam numerosas espécies de plantas e animais, muitas delas em perigo de extinção.


Parque Farroupilha - Parque da Redenção O Parque Farroupilha, conhecido popularmente como Parque da Redenção, é um dos parques mais populares de toda a cidade. Se localiza no Bairro Farroupilha e está contornado pelas avenidas Osvaldo Aranha, João Pessoa e José Bonifácio. Conta com um pequeno zôo, parque infantil, mercado, quadras poliesportivas e auditório, entre outras coisas. Todo o seu entorno está espalhado por numerosos monumentos realizados em cobre e mármore, um dos mais importantes é a Fonte Luminosa, instalada no ano de 1935.


Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Parque da Harmonia O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido também como Parque da Harmonia, situa-se no Bairro Cidade Baixa, entre as avenidas Loureiro da Silva e Augusto de Carvalho. Conta com pistas aeromodelismo, áreas esportivas, parque infantil e numerosos bares e restaurantes.


Parque Moinhos de Vento - Parcão O Parque Moinhos de Vento, também chamado de Parcão, se localiza no bairro que lhe dá o nome, é cortado pela Avenida Goethe. Se destaca suas infra-estruturas esportivas e de lazer.


Parque Chico Mendes O Parque Chico Mendes se localiza no Bairro Jardim Leopoldina e foi fundado no ano de 1991 em homenagem ao conhecido líder sindical e grande defensor da Floresta Amazônica Francisco Alves Mendes Filho, conhecido popularmente como Chico Mendes. Se destaca pelos bosques de eucaliptos e pela reserva ecológica de árvores nativas que possui no seu interior. Além disso, dispõe de zonas esportivas, bares e restaurantes.


Parque dos Açorianos O Parque dos Açorianos se localiza no centro da Cidade e no seu interior se destaca a Ponte de Pedra e Monumento dos Açorianos.


Jardim Botânico O Jardim Botânico de Porto Alegre se estende por uma área de 43 hectares localizada nos arredores da Avenida Salvador Franca. Possui uma das coleções científicas mais importantes de todo o país, com mais de 2.500 exemplares de diferentes espécies. No seu interior se encontra o Museu de Ciências Naturais.








Reserva Biológica do Lami A Reserva Biológica do Lami situa-se no Bairro Lami e se estende por 180 hectares. Foi fundada no ano de 1975 para o estudo e conservação das numerosas espécies de plantas e animais que vivem em todo o seu entorno. Conta com uma estação meteorológica e um viveiro.

MAPA PORTO ALEGRE



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands