A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

Salvador na Internet
Wikipedia Salvador
Wikipedia

Youtube Videos Salvador
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

Salvador

Gosto   Facebook Twitter

Salvador, Capital do Estado da Bahia, situa-se no litoral norte do Estado à beira da Baía de Todos os Santos e é considerada uma das cidades mais belas do Mundo. Possui um grande valor histórico e conserva um rico patrimônio monumental, seu 'Centro Histórico' que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Destaca-se suas numerosas igrejas, conventos, museus, teatros, parques, palácios e fortalezas, não esquecendo as maravilhosas praias que se espalham por seu litoral, estas que à converteram ao longo dos anos em um dos principais destinos turísticos do Brasil. A cidade de Salvador se divide em duas zonas claramente evidenciadas, a 'Cidade Baixa' e a 'Cidade Alta', unidas pelo Elevador Lacerda, uma das suas atrações turísticas mais visitadas, lugar onde se obtém umas vistas privilegiadas da Cidade e da Baía de Todos os Santos.

HISTORIA SALVADOR


O início da história de Salvador se remonta a princípios do século XVI. No ano de 1501 foi descoberta a Baía de Todos os Santos, que graças a sua excelente localização se converteu em um dos pontos de referência mais importantes para os navegantes portugueses e passou a ser um dos lugares mais conhecidos do Novo Mundo.

Um pouco mais tarde os portugueses fundaram arredor da baía uma população que passou a ser a sede da nova colônia. O militar político Thomé de Souza fundou a primeira metrópole portuguesa na América e foi nomeado o primeiro Governador-geral do Brasil.

A meados do século XVI, precisamente no 29 de março de 1549, a armada portuguesa comandada por Diogo Álvares 'O Caramuru' chega a enseada de Porto da Barra e funda oficialmente a Cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos, que se converteria na Capital do Império Português na América e a Capital do Atlântico Sul.

Entre os séculos XVI e XVIII, graças a sua estratégica localização defensiva, a Cidade de São Salvador desempenhou um importante papel na expansão do domínio português por todo o país. No ano de 1550 começariam a chegar os escravos de várias regiões da África, que com seu trabalho e o dos colonos conseguiram um próspero crescimento e desenvolvimento na Cidade.

Suas principais atividades giravam em torno do porto, principalmente com a comercialização da cana-de-açúcar, o pau-brasil, o tabaco, o algodão, o couro e o gado, que transformaram a cidade no maior Porto do Atlântico Sul e a segunda maior Cidade do Império Português. No ano de 1549 Salvador se converteu na Capital do Brasil que se manteve até o ano de 1763. Devido a sua riqueza foi alvo para muitas armadas no decorrer da sua história. No século XVII os holandeses ocuparam a zona durante 11 meses, desde Maio de 1624 até abril de 1625.

Ja no século XIX, ano de 1808, Salvador foi escolhida pela família real portuguesa como lugar de refúgio dos contínuos ataques do exército de Napoleão na Europa. No ano de 1823, um ano depois da proclamação da Independência, a Cidade seguiria ocupada pelas tropas portuguesas do Madeira de Mello. Neste mesmo ano se converteu no cenário de um dos acontecimentos históricos mais importantes do Estado da Bahia que consolidou a total independência do Brasil.

Na atualidade Salvador, com mais de 2.5milhões de habitantes, é uma das metrópoles mais importantes de todo o país, considerada uma das cidades mais lindas do Mundo. É visitada por uma grande massa de turistas no decorrer do ano, que se deparam com um rico patrimônio cultural e monumental, declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade, e na sua extensa costa, uma das maiores do Brasil, repleta de ilhas e praias de imensa beleza, banhadas pelo Oceano Atlântico e a Baía de Todos os Santos, que são seus principais pedidos turísticos.

PASSEIO TURISTICO SALVADOR


Centro Histórico O Centro Histórico de Salvador, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano de 1985, é um dos mais importantes do Brasil se estende desde a Praça Castro Alves até Santo Antônio Além do Carmo. É o maior conjunto colonial da América Latina e está dividido em três zonas, o Pelourinho, o Largo do Carmo e a que se estende desde a Praça Municipal até o Largo de São Francisco, todas elas repletas de edifícios e monumentos construídos entre o século XVI e XIX. Merece especial destaque a Catedral Basílica, a Igreja da Misericórdia, a Câmara Municipal, o Paço Municipal, o Palácio Rio Branco e o Elevador Lacerda, entre outros.


Pelourinho - Bairro Histórico O Pelourinho recentemente restaurado é uma das principais áreas em que se encontra dividido o Centro Histórico de Salvador, considerado um dos mais importantes do país e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO no ano de 1985. Estende-se entre o Terreiro de Jesus e a Igreja do Passo e está cheia de construções do século XVII, XVIII e XIX, além de numerosos museus, igrejas e centros culturais.


Catedral Basílica do Salvador A Catedral Basílica do Salvador está situada na Praças XV de Novembro, Centro Histórico, e é o principal templo da cidade. Foi construída pelos Jesuítas em meados do século XVII, combinando os estilos barrocos, rococó e neoclássico, e os materiais utilizados foram o ouro, o mármore, a madeira e cascos de tartaruga. Atualmente é a principal sede do Grupo Barroco e da Orquestra Sinfônica da Cidade e no seu interior merece destacar as talhas do teto da sua nave principal, o altar de Santa Úrsula e as imagens sacras e pinturas da sua sacristia. Além do mais, em suas dependências destacamos o Museu da Catedral com o busto de São Francisco Xavier e a poltrona utilizada pelo Padre Antônio Vieira.


Elevador Lacerda O Elevador Lacerda, conhecido também como Elevador da Conceição, é um dos símbolos da Cidade, utilizado para transitar entre a cidade Cidade Alta, Praça São Tome de Souza, e a Cidade Baixa, Praça Cairu. Foi inaugurado no ano de 1872 e alcança os 72 metros de altura. Nos últimos anos se está convertendo em uma das atrações turísticas mais visitas, devido as fantásticas vistas panorâmicas de toda a costa que se obtém durante o seu recorrido.


Solar do Unhão O Solar do Unhão localiza-se na Avenida do Contorno e é um belíssimo conjunto arquitetônico construído durante o século XVII e formado por uma grande casa, capela e várias dependências. Atualmente abriga o Museu de Arte Moderna da Cidade e o Parque das Esculturas, entre outras coisas.


Palácio Rio Branco O Palácio Rio Branco, situa-se na Praça Tomé de Souza e é uma das construções mais importantes da Cidade. Foi construído no começo do século XIX e na sua arquitetura destacamos a sua majestosa fachada principal, ricamente decorada e coroada por uma belíssima cúpula. Atualmente é a sede do Salão de Espelhos, a Sala de Despachos e o Memorial dos Governadores Baianos.


Paço Municipal O Paço Municipal foi construído no século XVI. Se localiza na Praça Tomé de Souza e no seu interior se expõe uma importante coleção de mobiliário do século XIX, entre outras coisas.


Fortaleza do Monte Serrat A Fortaleza do Monte Serrat, antigamente conhecida por Forte de São Felipe, é considerada uma das obras militares mais belas e mais importantes do período colonial brasileiro, palco de numerosas batalhas no decorrer de sua história. Está situada sobre uma colina nos arredores do porto, Ponta de Monte Serrat, e foi construído entre os séculos XVI e XVII. Sua planta é um polígono irregular com grandes torres circulares em seu ângulo utilizado como guarita e seu interior é a sede do Museu de Armaria desde 1993. Destaca-se as vistas que se obtém desde seus arredores, onde se pode observar o porto e grande parte do litoral.


Fortaleza do Barbalho - Fortaleza de Nossa Senhora do Monte do Carmo A Fortaleza do Barbalho, também conhecida como Fortaleza de Nossa Senhora do Monte do Carmo, encontra-se situada no norte de Salvador, Rua Aristides Atico, e foi construído no século XVII para proteger esta zona da Cidade.


Forte de Santa Maria O Forte de Santa Maria encontra-se no Porto da Barra, Avenida 7 de Setembro. Foi construído no século XVII para defender o porto de Vila Velha e conserva desde suas origens a sua forma heptagonal em estilo italiano. Atualmente é a sede do Serviço Hidrográfico da Marinha.


Forte de Santo Antônio da Barra O Forte de Santo Antônio da Barra foi a primeira fortaleza que se construiu na zona e encontra-se situado na entrada norte da Baía de Todos os Santos. Foi construído no século XVI para proteger toda a costa e reconstruído em várias ocasiões ao longo de sua história. Tem uma forma octogonal e se destaca por seu 'Farol da Barra' que se ergue em seu centro. Seu interior é a sede do Museu Náutico.


Forte de São Diogo O Forte de São Diogo situa-se no Porto da Barra e foi construído no século XVII. Atualmente é um importante centro de lazer e cultura.


Forte de São Marcelo O Forte de São Marcelo, também conhecido como Forte do Mar, foi construído no século XVII sobre um arrecife na entrada do Porto de Salvador, no interior da Baía de Todos os Santos. Tem uma forma circular e seu acesso se realiza através de barcos desde a Rampa dos Saveiros. Foi declarado Patrimônio Histórico e seu interior é sede do Museu do Mar de São Paulo.


Forte de Santo Antônio Além do Carmo O Forte de Santo Antônio Além do Carmo se localiza na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio. Foi construído na segunda metade do século XVII e foi reformado em inúmeras ocasiões no decorrer da sua história.


Forte Santo Alberto O Forte Santo Alberto, conhecido popularmente como Forte da Lagartixa, foi construído no século XVII para defender junto com o Forte de Santo Antônio Além do Carmo na zona norte da Cidade.


Fortaleza de São Pedro A Fortaleza de São Pedro foi construída entre os séculos XVII y XVIII para defender a zona sudoeste da Cidade. Localiza-se na Rua Gamboa de Cima e o seu principal objetivo foi impedir o desembarque de invasões inimigas no Porto da Barra.


Igreja do Nosso Senhor do Bonfim A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, está situada na Praça Senhor do Bonfim, Cidade Baixa, e é o templo mais famoso da Cidade, lugar onde se realiza a tradicional 'Lavagem do Bonfim', uma das manifestações religiosas mais importantes de Salvador. Foi inaugurada no ano de 1772 e destaca-se sua fachada rococó revestida de azulejos portugueses do século XIX. No seu interior neoclássico merece especial destaque as pinturas realizadas por Antônio Joaquim Franco Velasco, os painéis de José Teófilo de Jesus e a imagem de Cristo no seu altar-mor.


Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos situa-se na Praça José de Alencar, Bairro do Pelourinho. Foi construída com uma fachada em estilo barroco e rococó, pelos escravos no século XVIII. No seu interior se conservam importantes obras sacras barrocas de grande valor histórico e cultural.


Igreja e Convento de Santa Teresa A Igreja e Convento de Santa Teresa formam parte de um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes da arquitetura religiosa do período colonial brasileiro, declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Foram construídos durante a segunda metade do século XVII na Rua do Sodré e em seu interior encontramos o Museu de Arte Sacra da Cidade. Destacamos seus belíssimos jardins e as excelentes vistas da Baía de Todo os Santos que se obtém desde seus arredores.


Igreja de Santo Antônio da Barra A Igreja de Santo Antônio da Barra foi construída na Avenida 7 de Setembro, Ladeira da Barra, a meados do século XVI.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída no século XVIII na ladeira da montanha que une a Cidade Alta com a Cidade Baixa, Largo da Conceição da Praia. Atualmente é a sede do Memorial Irmã Dulce e do Museu de Arte Sacra Monsenhor Aquino Barbosel. Um dos seus principais tesouros é a pintura ilusionista do teto da nave, obra datada no século XVI e realizada por José Joaquim da Rocha, um dos mestres mais importantes do barroco brasileiro.


Igreja de Nossa Senhora da Palma A Igreja de Nossa Senhora da Palma situa-se no Largo da Palma, Bairro de Nazaré. É um templo em estilo rococó construído no século XVIII que combina o neoclássico em sua decoração interior.


Igreja de São Francisco A Igreja de São Francisco se constrói na Praça Anchieta, Bairro do Pelourinho, e é considerada uma das maiores expressões do barroco de todo o país. Foi construída no século XVIII e é um belo templo de três naves que se destaca por seu impressionante interior, totalmente revestido de ouro. Merece especial destaque seus numerosos retábulos e a imagem de São Pedro de Alcântara.


Igreja e Santa Casa da Misericórdia da Bahia A Igreja e a Santa Casa da Misericórdia da Bahia situada na Rua da Misericórdia, Bairro Pelourinho, foi construída entre os séculos XVII e XIX.


Igreja Nossa Senhora da Piedade A Igreja Nossa Senhora da Piedade situa-se na Rua Lopes Trovão do Bairro Massaranduba.


Oratório Público A Cruz do Pascoal O Oratório Público A Cruz do Pascoal foi construída na Ladeira do Carmo, lugar com umas excelentes vistas panorâmicas da Cidade. Foi construído no ano de 1734 pelo Pascoal Marques de Almeida e está revestido de azulejos do século XVIII. Em seu interior se conserva a imagem de Nossa Senhora do Pilar, venerada pelos habitantes do município.


Museu Abelardo Rodrigues O Museu Abelardo Rodrigues está situado no Bairro do Pelourinho na Rua Gregório de Matos. No interior se exibem obras de arte com motivos religiosos e populares coleções do século XVI e XX, merecendo especial destaque o acervo particular de arte sacra de Abelardo Rodrigues, considerada uma das mais importantes do país.


Museu de Arte Moderna de Bahia - MAM O Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM, é um dos museus mais importantes do Brasil. Foi fundado no ano de 1960 e instalado seis anos mais tarde no Solar do Uinhão. Situa-se na Avenida Contorno, Bairro do Contorno e no seu interior se guarda um dos arquivos de arte contemporânea e modernista mais importantes do Brasil, com pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, entre outras obras. Além disso, conta com várias salas de exposições temporárias, teatro auditório, sala de vídeo e biblioteca especializada.


Museu de Arte da Bahia O Museu de Arte da Bahia foi fundado no ano de 1918 e é o mais antigo de todo o Estado. Situa-se na Avenida 7 de Setembro, Bairro Vitória, e no seu interior se expõem esculturas, pinturas e móveis do século XVII e XIX, além de porcelanas chinesas, peças sacras e jóias, entre outras coisas.


Museu Carlos Costa Pinto O Museu Carlos Costa Pinto situa-se na Avenida 7 de Setembro no Bairro Vitória, rodeado por um belíssimo jardim. Conserva uma importante coleção de mobiliário, porcelana, telas, cristais e peças sacras dos séculos XVII, XVIII e XIX.


Museu de Arte Sacra O Museu de Arte Sacra, considerado um dos melhores museus de arte sacra do Brasil, situado dentro do Convento de Santa Teresa na Rua do Sodré. No seu interior se destacam as coleções de esculturas de madeira, pedra, barro e marfim.


Museu das Portas do Carmo O Museu das Portas do Carmo situa-se na Praça José de Alencar, Centro Histórico de Salvador. Merece especial destaque, uma parte das antigas muralhas que protegiam a cidade no século XVII.


Museu Afro-Brasileiro O Museu Afro-Brasileiro situado na antiga Faculdade de Medicina da Cidade, Praça XV de Novembro, Bairro do Terreiro de Jesus. Em seu interior se guardam obras e peças relacionadas com a cultura africana e afro-brasileira.


Museu Geológico do Estado O Museu Geológico do Estado situa-se na Avenida 7 de Setembro no Bairro da Vitória. Foi fundado no ano de 1975 e guarda um importante acervo com mais de 2.500 mostras de minerais, fósseis e rochas, entre outras coisas.


Museu Náutico O Museu Náutico de Salvador está situado na Praça Almirante Tamandaré no interior de uma das construções militares mais importantes da Cidade, o Forte de Santo Antônio da Barra. Guarda uma importante coleção de mapas, maquetes antigas, instrumentos de navegação, peças de artilharia e restos de naufrágio, destacando os que foram recuperados do Galeão do Sacramento.


Museu Casa de Rui Barbosa O Museu Casa Rui Barbosa situa-se no Centro Histórico de Salvador na Rua Rui Barbosa, onde se guardam os manuscritos e os objetos pessoais do conhecido político nascido na cidade e um dos personagens mais importantes da história do Brasil.


Museu de Arqueologia e Etnologia O Museu de Arqueologia e Etnologia de Salvador está situado na antiga Faculdade de Medicina, Praça 15 de Novembro. No seu interior se expõe interessantes coleções de objetos indígenas, pinturas e fotografias.


Museu do Cacau O Museu do Cacau está instalado em um edifício da Rua de Espanha no Bairro do Comércio. Em seu interior se expõe interessantes coleções que nos mostra a história do cacau no Estado da Bahia.


Mercado Modelo O Mercado Modelo está situado na Praça Cairu, Cidade Baixa, instalado no edifício de arquitetura neoclássica do século XIX declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional, antiga Casa da Alfândega. É um dos principais mercados de artesanato de todo o Estado da Bahia e conta com mais de 200 lojas, bares e restaurantes.


Parque Costa Azul O Parque Costa Azul encontra-se situado às margens do Oceano Atlântico na Avenida Adelaide Fernandes da Costa, próximo ao Jardim dos Namorados. É um dos lugares de lazer mais frequentado pelos habitantes da Cidade e conta com numerosas áreas esportivas, restaurantes e um anfiteatro ao ar livre.


Parque da Cidade O Parque da Cidade se localiza no Bairro Itaigara na Avenida Antônio Carlos Magalhães, e é uma importante área de conservação da Mata Atlântica fundada no ano 1973 que foi transformada no ano de 2001 no moderno complexo sociocultural e de lazer. Conta com um parque infantil e numerosas áreas esportivas, rodeadas por uns frondosos bosques.


Parque das Esculturas O Parque das Esculturas se estende pela Avenida do Contorno no Bairro da Graça. Em seu interior destacamos o Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM.


Parque de Pituaçu O Parque Pituaçu é considerado um dos poucos parques ecológicos urbanos do Brasil. Foi criado no ano de 1973 e se estende por mais de 400 hectares. No seu interior se destaca a Lagoa de Pituaçu, onde se pode alugar os típicos pedalinhos, e o Espaço Cravo, museu a céu aberto com mais de 800 obras de artistas plásticos Mário Cravo. Além disso, conta com uma zona esportiva, centro comercial, quiosques, sorveteria, bares e restaurantes.


Parque do Abaeté O Parque do Abaeté é um dos pontos turísticos mais importantes da Cidade. Encontra-se situado no Bairro de Irapuã e é conhecido por ser o lugar onde se situa a Lagoa de Abaeté, uma das mais belas do Brasil, de águas escuras e rodeada de dunas de areia branca e uma extensa vegetação. No seu entorno destacamos o Centro de Atividades, a Casa da Música da Bahia e a Casa das Lavandeiras, e além disso, dispõe de quiosques, lojas de artesanato e restaurantes com música ao vivo.


Parque do Dique do Tororó O Parque do Dique do Tororó se situa próximo ao centro da Cidade, na Avenida Vasco da Gama. É o único manancial natural de Salvador e foi declarado Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Atualmente está repleto de atrações turísticas e se transformou em um importante espaço de descanso e entretenimento.


Parque Ilha dos Frades O Parque Ilha dos Frades se estende por uma das principais ilhas da Baía de Todos os Santos. Destacam suas praias com areia fina e águas tranquilas e cristalinas, freqüentadas pelos amantes do mergulho.


Jardim dos Namorados O Jardim dos Namorados situa-se na Costa de Pituba, junto ao Parque da Costa Azul. Foi inaugurado no ano de 1969 e atualmente é um dos lugares de entretenimento mais visitado da Cidade. Destacam-se as suas zonas esportivas, varandas cobertas e o anfiteatro, onde se realizam no decorrer de todo o ano diferentes atos e representações culturais. Conta também com um restaurante.


Bahia Marina A Bahia Marina é o centro de atividade náutica, turismo e lazer mais importante da Cidade. Está situado às margens da Baía de Todos os Santos, na Avenida Lafaete Coutinho e destacam-se suas modernas infra-estruturas.


Carnaval O Carnaval de Salvador, um dos mais animados do Brasil, reúne todos os anos a mais de 2,5 milhões de pessoas e é considerada uma das festas mais multitudinárias do Mundo. No decorrer dos 7 dias que dura a festa, as ruas da cidade são tomadas por uma imensa quantidade de visitantes que buscam nas suas festas muita diversão, que sem dúvida nenhuma é garantida o dia inteiro, durante os 7 dias.

PRAIAS SALVADOR


Playas O litoral do município de Salvador é um dos mais extensos do Brasil, espalhado por mais de 50 Km de praias de grande beleza com areia fina e águas cristalinas. Se estende por duas zonas claramente visíveis, as situadas na Cidade Alta, que está banhada pelo Oceano Atlântico e se caracteriza por suas ondas fortes propícias para o Surf, e as praias da Cidade Baixa, situada às margens de uma das baías mais importantes do país, a Baía de Todos os Santos, com águas tranquilas e freqüentada pelos amantes dos esportes náuticos, especialmente da vela e do mergulho.


Ilha Bimbarras


Ilha de Bom Jesus dos Passos


Ilha do Medo


Ilha de Madre Deus


Ilha da Maré


Ilha dos Frades


Praia Flamengo


Praia Stella Maris


Praia Itapuã


Praia Placaford


Praia Piatã


Praia Jaguaribe


Praia Patamares


Praia Pituaçu


Praia Corsário


Praia Boca do Rio / dos Artistas


Praia Armação


Praia Jardim de Alá


Praia Jardim dos Namorados


Praia Pituba


Praia Amaralina


Praia Rio Vermelho


Praia Ondina


Praia do Farol da Barra


Praia do Porto da Barra


Baia de Todos os Santos

MAPA SALVADOR



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands