A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias de Viagem
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

São Luís na Internet
Wikipedia São Luís
Wikipedia

Youtube Videos São Luís
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

São Luís

Gosto   Facebook Twitter

São Luis, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO no ano de 1997, é a capital do Estado do Maranhão e encontra-se situada na Região Nordeste do Brasil, no interior da Ilha de São Luis. Possui um rico Patrimônio Histórico, com numerosos templos, palácios, teatros, museus, edifícios históricos e monumentos; e um patrimônio natural, cheio de parques, áreas naturais, baías, ilhas e belíssimas praias. Conta com umas excelentes infra estruturas hoteleiras, repartidas por todo o município, além disso é conhecido por suas populares festas, destacando o Carnaval e o 'Bumba-Meu_Boi', considerada a maior manifestação cultural do Estado.

HISTORIA SÃO LUÍS


No começo de sua história, as terras que se estendem pelo município de São Luis foram visitados por numerosas tribos indígenas. Sua posição estratégica, limitadas pelo Oceano Atlântico e uma grande massa de Mata Atlântica, onde não faltava a pesca e a caça, faziam de todo o território um lugar ideal para estabelecerem-se.

Foi colonizada somente no século XVI por portugueses, atraídos por sua imensa beleza e a riqueza do solo. Se estabeleceram no Centro Histórico da Cidade e começaram a levantar os primeiros monumentos. Sua principal fonte econômica era a pesca e a agricultura.

No século XVII foi uma época de lutas constantes, no ano de 1612 os franceses comandados por Daniel de La Touche, conquistaram estas terras e às dominaram São Luis em homenagem ao seu Rey, Luis XIII. Três anos mais tarde foram recuperadas pelos portugueses na Batalha de Guaxenduba. No ano de 1641 os holandeses também invadiram estas terras por um período aproximado de 3 anos.

No século XIX a população começou a crescer rapidamente e a sua economia sustentava-se principalmente pela comercialização e produção da cana-de-açúcar.

Foi neste século quando se construíram alguns dos edifícios mais importantes e históricos da cidade. São Luis foi conhecida como 'Atenas Brasileira' pelo grande nível e qualidade dos atos culturais que se desenvolvem na população.

Já no século XX, nos anos 80, construiu-se uma linha ferroviária e o Porto Porta da Madeira, dando um grande impulso econômico a todo o município. Foi atraído por seu rico patrimônio arquitetônico e seu belo entorno natural, rodeado de jardins, parques, amplias zonas naturais e belíssimas praias que começou o turismo.

Atualmente a cidade de São Luis se converteu em um do destino turístico mais importante do nordeste do Brasil, declarada Patrimônio Cultural da Humanidades pela UNESCO no ano de 1997. É visitada por milhões de turístas no decorrer de todo o ano, fascinados por seu maravilhoso Centro Histórico, suas excelentes praias e bahías, e pela famosa festa Bumba- Meu -Boi.

PASSEIO TURISTICO SÃO LUÍS


Ilha de São Luís A Ilha de São Luis localiza-se no centro norte do Estado do Maranhão, às margens do Oceano Atlântico. Em sua extensão existem 4 municípios brasileiros, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e São Luis, capital do Estado.


Bairro da Praia Grande O Bairro da Praia Grande é o bairro mais antigo da cidade, coração do Centro Histórico, lugar onde localiza-se os monumentos mais importantes. Era o centro comercial e econômico mais importante de São Luis a finais do século XVIII. Na atualidade se converteu em uma zona cultural e de lazer, com edifícios históricos espalhados por toda a zona e lugar de numerosas manifestações culturais no decorrer de todo o ano.


Centro Histórico O Centro Histórico de São Luis é a zona mais visitada da cidade pelos turistas, lugar onde se concentram os monumentos mais importantes do município pelos quais foi declarado no ano de 1997 pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade. Está repleto de edifícios e monumentos históricos construídos em boa parte entre o século XVII, XVIII e XIX. Merecem especial destaque a Igreja da Sé, o Teatro Arthur Azevedo, a Casa das Tulhas e o Palácio dos Leões.


Igreja da Sé A Igreja da Sé encontra-se situada na Avenida Pedro II, Centro Histórico da Cidade, e é um dos monumentos históricos mais antigos e mais importantes de todo o município. Foi construído no ano de 1626 em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba. Destaca-se suas duas altas torres situadas a cada um dos lados da sua fachada principal e em seu interior se guarda um importante altar maior talhado em ouro, um dos mais importantes tesouros de Arte Sacra do país.


Igreja de Santana A Igreja de Santana foi construída no século XVIII na Rua de Santana, Centro Histórico. É um templo de estilo neoclássico com motivos barrocos e seu interior está decorado com interessantes painéis de azulejos.


Igreja de Santo Antônio A Igreja de Santo Antônio localiza-se no Largo de Santo Antônio, Centro de São Luis, encostada ao seminário e convento de mesmo nome. Foi construída no século XIX.


Igreja de São João Batista A Igreja de São João Batista se constrói no Largo São João, no cruzamento da Rua da Paz com a Rua de São João Batista. Foi construída a meados do século XVII, no estilo neoclássico, e reconstruída no ano de 1934.


Igreja de São José do Desterro A Igreja de São José do Desterro, primeira igreja em ser construída no Estado do Maranhão, localiza-se no Largo do Desterro. Foi inaugurada em 1614 e destruída pelos holandeses no ano de 1641. Foi várias vezes reconstruída, durante sua longa história. No ano de 1954 começaram as últimas obras de conservação deste importante monumento histórico, administradas pela diretora do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Igreja do Rosário A Igreja do Rosário localiza-se na Rua Egito, Centro Histórico da Cidade.


Igreja dos Remédios A Igreja dos Remédios encontra-se situada na Rua Rio Branco, Praça Gonçalves Dias. É um templo de estilo gótico construído no século XVIII, um dos mais belos do município.


Convento do Carmo O Convento do Carmo localiza-se no Largo do Carmo, Centro Histórico de São Luis. Foi construído no século XVII e destaca-se por sua fachada belíssima, revestida de azulejos portugueses e pela escadaria de pedra de cantaria que dá acesso ao convento.


Convento das Mercês O Convento das Mercês localiza-se na Rua da Palma, Centro Histórico. Foi construído meados do século XVII e dois séculos mais tarde se converteu no Seminário Menor. No começo do século prestou-se a Quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado, e atualmente é sede da Fundação da Memória Republicana.


Palácio dos Leões O Palácio dos Leões localiza-se no Centro Histórico da Cidade, Avenida Pedro II, nos arredores da Igreja da Sé. Foi construído a meados do século XVIII no mesmo lugar onde encontrava-se o antigo Forte Saint Louis, construído pelos franceses em homenagem a seu Rei, Luis XIII, e sofreu numerosas reformas e ampliações no decorrer da sua história. Atualmente é sede do Governo do Estado.


Palácio Cristo Rei O Palácio Cristo Rei é um edifício maravilhoso em estilo colonial, atualmente sede da Reitoria da UFMA.


Palácio Episcopal O Palácio Episcopal foi construído no ano de 1627 e no princípio foi sede do Colégio e Capela de Nossa Senhora da Luz. No ano de 1761 converteu-se na residência Bispal e Seminário. Foi abandonado no ano de 1850 e reconstruído a finais de século.


Palácio La Ravardière O Palácio La Ravardière foi construído no ano de 1689 no Centro Histórico da Cidade, Avenida D. Pedro II. Atualmente é a sede do Governo Municipal.


Teatro Arthur Azevedo O Teatro Arthur Azevedo, conhecido também como Teatro São Luis, é um dos teatros mais belos e antigos do país. Sua construção se iniciou no ano de 1815 e foi inaugurado dois anos mais tarde com o nome de Teatro União. Localiza-se na Rua do Sol, Centro Histórico de São Luis, nas imediações da Igreja do Carmo.


Teatro João do Vale O Teatro João do Vale encontra-se situado na Rua da Estrela, bairro da Praia Grande. Foi inaugurado no ano de 1995 e é um dos centros culturais mais importantes da Cidade. Nele se realizam vários espetáculos e manifestações culturais durante todo o ano, e é sede do 'Festival Estudantil de Teatro', do 'MPM de Cara Nova' e do 'Mastro Junino'.


Museu de Arte Sacra O Museu de Arte Sacra encontra-se instalado no edifício do século XIX, na Rua 13 de Maio centro da cidade. Contém interessantes coleções de arte de diferentes estilos, datadas entre o século XVI e XIX, principalmente Maneirista, Barroco, Rococó e Neoclássico.


Museu de Artes Visuais O Museu de Artes Visuais, MAV, encontra-se situado na Rua Portugal, Bairro da Praia Grande, com uma fachada de azulejos europeus do século XVIII, XIX e XX. No Museu se expõe importantes obras de artistas plásticos brasileiros.


Museu Histórico e Artístico do Maranhão O Museu Histórico e Artístico do Maranhão, MHAM, localiza-se no interior de um belíssimo edifício do século XIX na Rua do Sol, no centro Histórico da Cidade. Foi inaugurado no ano de 1973 e aí se guardam interessantes coleções de móveis, porcelanas, vidros e cristais, entre outros. Dispõe de galerias climatizadas e um teatro.


Cafua das Mercês - Museu do Negro A Cafua das Mercês, conhecido como Museu do Negro, localiza-se na Rua Jacinto Maia, ao lado do convento das Mercês, no Bairro da Praia Grande. Antigo mercado de negros, é um espaço cultural destinado a conservar a memória da cultura afro em todo o estado.


Fonte das Pedras A Fonte das Pedras é a fonte mais antiga da Cidade, construída pelos holandeses no ano de 1614. Localiza-se na Rua de São João, perto do Mercado Central.


Casa das Tulhas A Casa das Tulhas foi construída no ano de 1820. Utilizada por agricultores como lugar para guardar e vender seus produtos, localiza-se na Rua da Estrela no bairro da Praia Grande e nela atualmente se realiza a popular Feira da Praia Grande, onde pode-se adquirir todo tipo de produtos típicos da região.


Casa de Cultura Josué Montello A Casa Cultural Josué Montello, situada na Rua das Hortas, foi fundada no ano de 1981. É um centro cultural que promove e realiza estudos de literatura, arte, ciência, história e geografia do Estado do Maranhão. No seu interior se guarda uma importante coleção de livros, fotografias e a obra completa do escritor Josué Montello.


Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, encontra-se no Centro Histórico de São Luis, na Rua do Giz. No seu interior se guardam indumentárias e acessórios das principais manifestações folclóricas do Estado, especialmente a do 'Bumba-Meu-Boi'


Bumba Meu Boi - Festa O Bumba-Meu-Boi realiza-se no mês de Junho em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal e é a maior festa cultural de todo o Estado do Maranhão. As múltiplas procissões e manifestações culturais são famosas em todo o país, se apresentam pelas ruas de São Luis e as seguem toda a população e milhares de turistas que à visitam durante todo o ano.


Lagoa da Janssen A Lagoa da Janssen é a a lagoa mais famosa de São Luis e em suas imediações foi inaugurado no ano de 2001 um parque ecológico com restaurante, áreas esportivas e ciclovia. É uma zona freqüentada pelos amantes da natureza e um dos seus pontos mais visitados é o Mirante da Lagoa, daí se observa um deslumbrante panorama de toda a região.

PRAIAS SÃO LUÍS


Playas O Litoral do município de São Luis estende-se por mais de 32 Km e existem praias com uma enorme beleza, espalhadas por todas as partes. Podemos encontrar desde extensas praias urbanas com todos serviços necessários, areia fina e ondas fortes, enseadas com água calma e cristalinas freqüentadas pelos amantes de esportes náuticos. Algumas das mais freqüentadas são a Praia do Boqueirão, a Praia da Guia e a Praia da Ponta d'Areia. Sem dúvida a que merece um maior destaque são a Praia de São Marcos, a Praia do Calhau e a Praia do Olho d'Água.


Praia de Juçatuba


Praia do Boqueirão


Praia da Guia


Praia da Ponta d'Areia


Praia de São Marcos / da Marcela


Praia do Calhau


Praia do Caolho


Praia do Olho d'Água


Praia do Meio / Ponta Grossa


Praia Araçagi


Baía de São Marcos


Ilha do Medo


Ilha de São Luis

MAPA SãO LUíS



Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands