A Central de Reservas do Brasil
Pague em até 6x sem juros
 
PROCURAR HOTEL
 
ESPECIAIS Tudo IncluídoPousadasResortsGuias
 
 
 
Guias de Viagem

Alojamentos

União dos Palmares na Internet
Wikipedia União dos Palmares
Wikipedia

Youtube Videos União dos Palmares
Youtube



CENTRAL DE RESERVAS

União dos Palmares

Gosto   Facebook Twitter

União dos Palmares é um dos municípios brasileiros mais conhecidos e tradicionais do Estado de Alagoas, numerosos acontecimentos históricos aconteceram em seu território, palco da resistência ao sistema escravista existente no Brasil. Está situado a 80 Km da capital do Estado, Maceió, e foi o berço do líder negro chamado Zumbi dos Palmares, fundador da República Independente do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão. Um dos seus principais pedidos turístico é a Serra da Barriga, lugar onde está localizado no interior do parque Nacional do Zumbi o Quilombo dos Palmares, comunidade de escravos liderada por Zumbi que resistiu durante séculos a escravidão.

HISTORIA UNIÃO DOS PALMARES


O município de União dos Palmares teve sua origem em um povoado conhecido como Macacos, criado no século XVIII na margem esquerda do Rio Mundaú. Suas primeiras casas foram construídas nas proximidades de um cruzeiro, no lugar conhecido como 'Cerca Real dos Macacos'.

A oeste da capital do município, localiza-se a Serra da Barriga, lugar onde os negros reuniam-se para fazer resistência a escravidão formando os chamados Quilombos, um dos mais importantes foi o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi que organizou a famosa República dos Escravos, também conhecida como República dos Palmares, cujo objetivo era a libertação dos escravos no país.

Toda a zona foi colonizada pelos portugueses, Domingo de Pino construiu a primeira capela do povoado em homenagem a Santa Maria Madalena, padroeira da cidade. Também foi conquistada pelos holandeses.

Depois da morte de Zumbi foi extinta a República dos Palmares por Domingo Jorge Velho, que perseguiu os escravos até sair vitorioso. A partir deste momento o povoado começou a desenvolver-se. No ano de 1831 o povoado desvinculou-se do município de Atalaia e foi denominado Vila Nova Imperatriz, devido ao seu importante desenvolvimento no ano de 1889 foi elevada à categoria de cidade.

No ano de 1890 foi denominada União por ser o lugar onde encontrava-se a Ferrovia que unia os Estados de Alagoas e Pernambuco. Foi somente no ano de 1944 quando começou a chamar-se com sua atual denominação, União dos Palmares, em homenagem aos Quilombos.

Atualmente o município de União dos Palmares é conhecido por seus acontecimentos históricos e na Serra da Barriga foi fundado o Parque Nacional de Zumbi, onde encontrava-se o Quilombo dos Palmares, comunidade de negros que chegou a contar com mais de 30.000 escravos que lutaram, liderados por Zumbi dos Palmares contra a escravidão no país.

PASSEIO TURISTICO UNIÃO DOS PALMARES


Casa do poeta Jorge de Lima A casa do Poeta Jorge de Lima, um dos principais escritores do Estado de Alagoas, é sede da atual Secretaria Municipal de Cultura e em seu interior guarda-se mais de 2.000 obras do famoso escritor natural da cidade, além de diferentes exposições de artistas locais.


Casa de Maria Mariá A casa de Maria Mariá é hoje em dia um grande atrativo cultural da história da cidade. No seu interior exibem-se objetos e móveis de princípios do século XIX que mostram um pouco da cultura e hábitos dos seus antepassados. Foi fundado por Segundo Paulo Sarmento, sobrinho da conhecida historiadora.


Quilombo dos Palmares O Quilombo dos Palmares também conhecido como Quilombo do Brasil e símbolo da resistência negra contra a escravidão, é a maior comunidade de negros que instalaram-se na Serra da Barriga, no interior do Parque Nacional de Zumbi, para lutar contra a escravidão. Chegou a alcançar os 30.000 habitantes.


Serra da Barriga A Serra da Barriga foi o lugar onde nasceu o Quilombo do Brasil, também chamado Quilombo dos Palmares, povoado que resistiu durante vários séculos à escravidão dos negros no Brasil. No seu interior merece especial destaque o Parque Nacional de Zumbi.


Parque Nacional de Zumbi O Parque Nacional de Zumbi, palco da resistência negra contra a escravidão está localizado no interior da Serra da Barriga a 5km da cidade. Foi fundado em homenagem ao líder negro Zumbi que liderou o famoso Quilombo dos Palmares.

MAPA UNIãO DOS PALMARES



ABRASIL TRAVEL CLUBE

ANDROID APP
Por que reservar com a-brasil.com?
Idiomas: Español | English | Français | Deustch | Português | Italiano | Nederlands